Como aplicar a sabedoria divina em seu cotidiano

Às vezes é um pouco difícil tomar certas decisões? Onde buscar auxílio para ter mais sabedoria? Como encontrar soluções que resultem em boas escolhas?

Fernanda Ferraz

Existe diferença entre inteligência e sabedoria.

Inteligência é o conjunto de talentos natos ou aprendidos, capacidade de assimilar ou entender os fatos no decorrer da vida. Podemos ter inteligência científica, emocional, etc.

Sabedoria é a capacidade de utilizar esses conhecimentos físicos, científicos e emocionais, adquiridos, aprendidos ou vivenciados, para solucionar problemas em nosso cotidiano.

Resumindo, muitos acumulam inteligência mas não sabedoria. Ser culto não é sinônimo de ser sábio. Afinal, “é bom ser instruído, quando se dá ouvidos aos conselhos de Deus.”(1)

Que tipos de sabedoria existem?

Dois tipos de sabedoria existem: a sabedoria dos homens e a sabedoria de Deus.

Advertisement

Buscar sabedoria

Podemos buscar sabedoria nos lugares certos, como nos estudos, na reflexão, nas escrituras, nos bons ensinamentos de Jesus Cristo.

A utilidade da sabedoria

A sabedoria nos mostra o bom caminho, a realidade do fazer as coisas boas e as consequências dos nossos atos e escolhas; outras vezes nos mostra as consequências destrutivas, onde houve falta dessa tão apreciada sabedoria, resultantes de más escolhas.

Vivenciar a sabedoria

Viver essa sabedoria através dos bons ensinamentos retidos, pode ser através de boa leitura, que inspire escolhas acertadas ou através de exemplos de amigos ou familiares que sempre demonstram optar por escolhas corretas em suas decisões.

A sabedoria dos homens

A sabedoria dos homens é válida quando há boa instrução, quando leva ao homem a conhecer suas imperfeições e o faz compreender que é preciso melhorá-las, quando dá conhecimento que ajuda a salvar vidas, por exemplo: através do estudo de um aluno que se dedica à medicina e todos os dias se esforça por salvar vidas; e ainda assim a sabedoria de Deus deve estar na frente da dos homens. Outras vezes a sabedoria do Senhor será totalmente o contrário à sabedoria dos homens. A ciência por exemplo muda a todo instante, o que faz bem para saúde hoje já não o fará amanhã, portanto precisamos exercer bom discernimento quando escolhermos acreditar na sabedoria dos homens.

A sabedoria de Deus

A sabedoria de Deus, na maioria das vezes, é o oposto do que a do mundo prega. O mundo diz: dinheiro, poder; ter. Deus diz: paciência, virtude, bondade, amor. Cabe a cada um determinar em sua vida qual o tipo de sabedoria é mais importante para si.

Advertisement

Compartilhar a sabedoria

Ninguém deve reter sabedoria. Compartilhar as virtudes e bons conhecimentos da alma é sempre bom e é um dom. Transmitir e ser luz, irradia aqueles que estão em busca de respostas e pode de fato salvar vidas. Existem pessoas que possuem sabedoria, mas por egoísmo se limitam a compartilhá-la; porém há grandes homens e mulheres que sabem compartilhar e são os que enriquecem a vida dos outros com o que já são ricos: CONHECIMENTO SÁBIO!

Ser um propagador de sabedoria

Você pode tirar um dia em sua agenda e oferecer um curso gratuito que ajude a alfabetizar outras pessoas que não saibam ler e escrever, ou pode fazer um seminário voluntário e reunir ao grupo: médicos, engenheiros, advogados, artistas e juntos fazerem uma oficina de ensino sobre os principais pilares de cada profissão. Além de sentir-se bem em promover conhecimento, você estará fazendo algo único, que a maioria das pessoas não fazem, e assim sentindo maior felicidade e vendo a gratidão nas palavras e olhos de cada aluno, que caso a oficina fosse paga, não teria condições de participar! Isso é ser sábio e amar ao próximo, doando seu tempo e talento a um irmão de profissão.

Adquirir sabedoria por meio da carreira

Como já foi dito anteriormente, por meio da carreira podemos utilizar e transmitir sabedoria; como as leis com os advogados e juízes; os diagnósticos clínicos com os médicos ou os ensinos históricos com os professores. Você como profissional e membro participante da sociedade pode e deve contribuir com seus conhecimentos.

Livrar-nos das tristezas, com sabedoria

A sabedoria ajuda na correção, na experiência e no não cometer os mesmos erros, livrando-nos das angústias e pesar. Alivia o fardo da culpa e o empenho de tornar-mo-nos cada dia pessoas melhores e mais felizes.

Como aplicar a sabedoria

Saber os momentos certos de utilizá-la, o momento de falar e o momento de calar, o momento de mostrar o caminho e o momento de deixar livre para que o outro siga sua própria estrada. Por exemplo, uma professora pode buscar sabedoria para chamar a atenção de um aluno que está conversando muito na aula, mas pode também conversar à parte com ele, e tentar entender e ajudá-lo em suas deficiências.

Advertisement

Deve saber o momento de motivar, de acalentar e quando ser firme com seus alunos, sem ser grosseira ou magoar alguém. Às vezes as pessoas cometem atos errados por estarem passando por algum problema, e aí é um bom passo para usarmos de sabedoria.

A importância de aplicar a sabedoria divina no cotidiano

1. É bom viver em paz com Deus qualquer que seja a ideia que se faça dele. Civilidade é proveniente dos mandamentos divinos. Não é à toa que temos regras morais e cívicas, mas para vivermos uma vida limpa, sem que causemos estragos a nós mesmos primeiramente, e aos outros. A sabedoria do homens é vaga e muda constantemente. A sabedoria divina deve sempre ser levada em consideração. Esta possui o poder de curar, guiar, mostrar o verdadeiro caminho. Ela lhe direciona a enxergar que é possível ser feliz com o pouco, fazendo o bem e levando felicidade ao seu redor, estando próximo das coisas que lhe edificam, mostrando-lhe que é importante agradecer mais do que pedir.

2. Antes de qualquer decisão a ser tomada, seja por ordem pessoal ou profissional, cada pessoa deve buscar a sabedoria divina, porquê? Simplesmente porque somos falhos, erramos, às vezes não conseguimos enxergar tudo o que está em volta daquela escolha, suas consequências a mim e aos que estão ao meu redor. E somente com oração, humildade perante o Pai Celeste, conseguimos enxergar melhor o caminho a nossa frente e todos os aspectos positivos ou negativos que envolvem aquela escolha. Finalizando, o salmista disse: “

O temor do Senhor, é o princípio da sabedoria“. (Salmos 111:10).

Aqui temor demonstra respeito, reverência, cuidado, porque a sabedoria de Deus é perfeita, completa e pura.

Que sejamos então uma constância na sabedoria de Deus, que sigamos Seus passos com um olhar, pensamentos e ações mais puras, completas, para que sirvamos de inspiração para as pessoas que nos rodeiam e enfim façamos a diferença com as simples decisões de sermos SÁBIOS!

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.