Como aprender a concentrar-se
A concentração é uma habilidade que pode ser desenvolvida através da meditação, da disciplina, do foco, da leitura e vários outros métodos.
Márcia Diniz
Com a quantidade de informações que recebemos hoje através da internet, televisão, revistas, jornais e outdoors é muito difícil não se distrair saindo da proposta inicial e sair “navegando” por águas desconhecidas.
Manter o foco
Manter o foco está diretamente ligado a nossa habilidade de estarmos concentrados o máximo de tempo possível.
A importância da meditação
Uma técnica muito valiosa para exercer a concentração, sem dúvida nenhuma, é a meditação. Eu sempre gostei de Yoga e fiz durante um bom tempo. Pude observar todos os benefícios que essa prática proporciona: a tranquilidade, a paz interior, a paciência, além de ser uma atividade física também. A meditação não está vinculada diretamente à Yoga, mas recomendo, se possível, as duas.
Como meditar
Com a meditação aprendemos a ficar no aqui e agora, ou seja, um exercício de concentração absoluta. Porque nossa mente é inquieta e sempre está trabalhando, muitas vezes positivamente, mas não sempre.
Ao prestar atenção nos nossos pensamentos, seguindo-os até o final e voltando para o presente, ao escutar e perceber nosso coração ou nossa respiração, estamos despertando a nossa consciência.
Essa habilidade pode ser introduzida como um novo hábito. Para isso, deve-se estipular um momento do dia para essa prática, normalmente, ao despertar, antes de dormir ou qualquer outro momento em que seja possível estar sozinho e não ser interrompido.
O ideal é iniciar com cinco minutos, que no começo parecerão uma eternidade. Mas com o tempo e a prática, essa duração não representará nada. Vá acrescentando alguns minutos sempre que perceber que ela está se tornando muito fácil, ou seja, o tempo está passando muito rápido.
Dizem que com vinte minutos de meditação por dia já melhoramos muito nossa concentração e ampliamos nossa consciência.
A disciplina liberta
A disciplina também é muito importante para a concentração. Com ela organizamos nossa semana, o dia a dia e as atividades pertinentes a cada um. E procuramos nos manter dentro do planejado, sempre focados, ou seja, concentrados em cumprir com o que foi estipulado.
A importância da leitura
A leitura proporciona a concentração e permite que a imaginação voe. A boa leitura abre nossa mente, mostra novos caminhos e nos estimula a aprender cada vez mais.
As chances de melhorarmos nosso autoconhecimento, de encontrarmos e desenvolvermos novos hábitos e habilidades, até então desconhecidas, estão diretamente relacionadas às oportunidades que abrimos para novos aprendizados.