Como as crianças aprendem a lidar com seus erros

As crianças aprenderão a lidar com seus erros quando os pais modificarem algumas frases que usam com frequência.

Adriana Acosta Bujan

Sem dúvida, nós, pais, nos tornamos o motor para o sucesso de nossos filhos, com nossas palavras de incentivo, felicitações e outras, fazemos com que eles se sintam mais seguros ao fazer qualquer coisa.

Quando você ensina seus filhos a andar de bicicleta ou quando aprendem a ler, a primeira coisa que ouvem dos pais é esse tipo de frase: “Você é muito inteligente”; é por isso que nossas palavras são o grande motor para continuarem lutando.

Por outro lado, quando os pais muitas vezes se sentem frustrados, zangados ou tristes ao vivenciar qualquer tipo de fracasso, e muitas vezes explodem a ponto de não saberem controlar suas emoções negativas, infelizmente, seus filhos também o farão, pois tendem a aprender pelo exemplo que recebem dos pais.

É por isso que me atrevo a dizer que os pais são, em grande parte, o motor que impulsiona os filhos para o sucesso, e nós também os influenciamos para que não consigam lidar com os próprios fracassos; está tudo na maneira como dizemos as coisas e agimos na frente deles.

Erros ganham força

Em estudo realizado nos Estados Unidos, confirmou-se que os elogios que os pais fazem aos filhos devem ser modificados com frases para seu desempenho e não tanto direcionados à sua inteligência (talento). Por exemplo: costumamos dizer aos nossos filhos “Você é muito inteligente”, elogiando seu talento. O, o correto seria dizer “Você foi muito bem”, “Claro que você foi bem, porque você trabalhou duro”, elogiando seu desempenho.

Advertisement

Nos testes realizados pelo estudo, verificou-se que a maioria das crianças que foram elogiadas por seu esforço, estando na segunda rodada de testes, optaram por fazer coisas mais difíceis e complicadas, ao contrário das crianças que foram elogiadas por sua inteligência, pois escolheram tornar as coisas mais fáceis.

Isso porque se elogiamos nossos filhos por sua inteligência, estamos fazendo com que eles se sintam com medo e incapazes de fazer as coisas, por medo de nos decepcionar. Mas se aprendermos a elogiá-los por seu desempenho, eles aprenderão a se esforçar, e é por isso que passarão nos testes mais difíceis.

Com tudo o que foi mencionado acima, será necessário que nós, pais, aprendamos a modificar as frases que dizemos aos nossos pequenos, a fim de direcioná-los para o sucesso, explorando seu desempenho; uma vez que podemos influenciar a maneira como nossos filhos tendem a enfrentar seus próprios erros e fracassos.

Agora, quais são as frases que podemos usar para que as crianças aprendam a lidar com seus erros?

1. “Tudo bem se errar”

Esta frase é muito poderosa, pois deixa lições de vida. Se você criar o hábito de dizer isso, garantirá que seus filhos não se sintam mal e frustrados toda vez que cometerem erros.

Advertisement

A ideia é que seus filhos aprendam que, para conseguir o que querem, terão que errar, e então aprender o caminho certo para l obter os resultados que esperam. Ou seja, quando houver erros, eles devem ser analisados, para não repetir as mesmas falhas.

2. “Você pode fazer melhor”

Com minha experiência como professora, identifiquei que algumas crianças em idade escolar fazem a lição de casa com o simples objetivo de concluir e tirar nota, mas não o fazem com esforço ou dedicação.

Por isso, nosso dever como pais é motivar nossos filhos a se esforçarem cada vez mais, fazendo-os explorar e descobrir suas habilidades. Neste ponto, não estou me referindo a se tornarem pais exigentes demais, mas a dar aos nossos filhos as ferramentas necessárias para que eles possam se motivar a fazer as coisas da melhor maneira possível.

3. “É bom chorar, mas ao mesmo tempo aprender”

Infelizmente, não podemos evitar que nossos filhos experimentem sentimentos negativos quando falham ou erram. No entanto, podemos incentivá-los e fazer com que aprendam a controlar suas emoções negativas ao nos observarem. Pois, como pais, devemos nos tornar um exemplo a ser imitado.

Agora, não seria apropriado reprimir as emoções negativas de nossos filhos, como chorar ou se sentirem desapontados ou frustrados por cometerem erros. Nestes casos, será conveniente implementar técnicas de relaxamento que lhes permitam se acalmar e se distrair; por exemplo: ouvir música, respirar fundo, desenhar, entre outras coisas.

Advertisement

4. “Sempre dê o seu melhor”

Temos que aprender que nossos filhos têm habilidades diferentes e não podemos ser exigentes, tentando fazer com que façam coisas que eles realmente não conseguem, ou seja, motivá-los a dar seu melhor em cada situação e elogiar seus esforços.

Neste ponto também é importante ensinar às crianças valores como perseverança, paciência e constância. Sem essas três habilidades, dificilmente elas conseguirão dar o seu melhor e, portanto, não conseguirão lidar com seus erros facilmente.

Agora você sabe, modifique suas frases ao elogiar seus filhos, pare de mencionar apenas o quão inteligentes eles são. Ressalte o quão trabalhadores e capazes eles são para resolver qualquer tarefa, por mais complicada que pareça. Lembre-se de dizer a eles que erros são lições de vida, e que todos nós os acabamos cometendo durante o processo de alcançar o sucesso.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Cómo los niños aprenden a lidiar con sus errores

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.