Como brincar com as crianças e fazê-las rir
Apresente a elas novas brincadeiras que, possivelmente, elas não conhecem, que fizeram parte da sua infância e, possivelmente, não teriam a oportunidade de brincar.
Érica Keiko Nagasse Mendes
Todos que convivem com crianças sabem que elas alegram e encantam todos ao seu redor. Suas atitudes nos surpreendem e por muitas vezes nos ensinam. Mas esses “anjinhos” conseguem dar muito trabalho para cuidar. Realmente, não é uma tarefa fácil distraí-los e dominar a atenção deles. Neste artigo, você irá encontrar algumas dicas para se divertir ao cuidar de uma criança.
Fazer uma criança se divertir e sorrir nas brincadeiras se tornará uma experiência muito gratificante tanto para a criança que terá na memória essas doces lembranças, quanto para o adulto, que aprenderá a cada dia com ela.
O primeiro passo é conhecer a criança, saber quais são os seus gostos, seus desenhos animados prediletos, quais seus heróis, qual a brincadeira que ela mais gosta, converse com ela, seja presente no seu dia a dia. Quando você conhece a criança e seus gostos, você vai ver como é simples fazê-la feliz, e por meio disso você se torna amigo dela e não somente um parente.
Lembre-se: qualquer criança tem muita energia e demora e muito para se cansar, mas você, em pouco tempo, vai estar esgotado fisicamente. Uma boa dica é procurar brincadeiras que façam ela gastar energia, como por exemplo, se ela gosta de desenhos de super-heróis, faça ela mostrar como os super-heróis agem, seus super-poderes, se ela gosta de bonecas, faça-a brincar de casinha, desfile. Se gostar de esporte, faça ela jogar futebol, basquete…
Evite ficar somente na televisão e videogames, crianças precisam gastar energia, assim elas se tornarão mais ativas, alegres, e assim irá fazê-la sorrir mais.
Apresente a elas novas brincadeiras que, possivelmente, elas não conhecem e que fizeram parte da sua infância e, provavelmente, não teriam a oportunidade de brincar. Por exemplo:
Esconde-esconde
uma criança conta até determinado número e fica com os olhos vendados, enquanto as outras se escondem, quem for encontrado primeiro, fica no lugar da criança que começou a contar, e assim sucessivamente.
Mãe pega
uma criança será o “pega” e as outras os fugitivos.
Jogar Bets:
pode ser feito com quatro crianças, divididas em duas para cada lado. Serão necessário dois tacos, duas garrafas e uma bola. Ganha quem derrubar a garrafa do lado oposto.
Bolinha de gude
vence quem ficar com todas as bolinhas do seu companheiro.
Pular amarelinha
envolve certa atividade física com o salto necessário para pular os números desenhados.
Pular corda
assim como pular amarelinha ao pular corda, a criança desenvolve aptidões físicas.
Andar de bicicleta
ensiná-la a andar de bicicleta pode se tornar um passeio para ambos.
A brincadeira fica melhor quando você aproveita e ensina a criança. Lembre-se: elas aprendem com muita facilidade, busque meios para desenvolver a criatividade e imaginação delas.