Como combater o estresse para cada idade – de 20 a 60 anos
Apontado como um dos maiores motivos de doenças crônicas ou ataques cardíacos, o estresse é um mal que pode ser evitado. Saiba como.
Stael Ferreira Pedrosa
Provável causa apontada para um grande número de problemas de saúde física ou mental na atualidade, o estresse é realmente um grande vilão, roubando a saúde, a alegria e até a vida de milhares de pessoas a cada ano.
Segundo uma equipe de cientistas da Universidade de Duke, a simples mudança de uma única letra no código de DNA do genoma humano deixa a pessoa com maior vulnerabilidade ao estresse, o que coloca o indivíduo em 38% maior risco de sofrer um ataque cardíaco ou doença cardiovascular.
Em um programa de TV nos Estados Unidos e adaptado no site Vix, a especialista Susie Moore dá dicas simples para combater o estresse em cada fase da vida.
Infância
Segundo a Dra. Marilda Lipp, o estresse entre as crianças pode surgir e não ser percebido pelos pais. Segunda a médica, as causas podem ser problemas familiares (morte, separação, brigas), problemas escolares ou excesso de atividades. As crianças podem apresentar diarreia, dor de cabeça, gagueira, xixi na cama, medo injustificado, choro excessivo, ansiedade e agressividade entre outros.
Para lidar:
-
Tente identificar a causa e diminuir a pressão.
-
Fortaleça a criança através do diálogo e empatia. Se necessário, busque ajuda médica ou psicológica.
-
Não superproteja a criança, ela deve aprender a lidar com situações difíceis na vida.
Adolescência
A American Psychology Association aponta para os problemas na vida escolar e decisão quanto ao curso superior após o ensino médio como principais causas de estresse para os adolescentes. Os sintomas variam entre: raiva, excesso de preocupações, insônia, isolamento social e transtornos alimentares.
Para lidar:
-
Os pais devem monitorar (sem invadir) se há uso de drogas ou álcool.
-
Incentivar a prática de esportes ou outras atividades físicas.
-
Incentivar a dormir cedo.
-
Ensinar os adolescentes a estabelecerem metas e alcançar uma de cada vez.
Aos 20 anos
Nessa faixa de idade o estresse pode surgir devido à necessidade de encontrar emprego, relacionamentos amorosos e uso excessivo de eletrônicos, aponta Susie Moore, especialista em estresse e coaching. O que pode ajudar nessa fase da vida é buscar uma vida mais simples, próxima à natureza e meditar. Voltar-se para o interior e afastar-se dos eletrônicos por algum tempo durante o dia.
Aos 30 anos
Para Susie, por essa idade começam, ou já estão estabelecidas, as responsabilidades maiores como casamento, filhos, contas, trabalho, etc. A especialista aconselha que ter um tempo com amigos para relaxar e fugir dos assuntos mais “pesados” é uma ótima maneira de combater o estresse.
Aos 40 anos
As preocupações nessa faixa etária podem envolver filhos adolescentes ou já crescidos, tempo para aproveitar a família, preocupações com tempo para usufruir as conquistas – ou por ainda não ter conquistado o que se deseja. Pode envolver também questões familiares como divórcio, novos relacionamentos, etc. Susie recomenda o riso como meio de combater o estresse. Assistir comédias, ver vídeos engraçados. É também importante manter-se ativo, exercícios e atividades ao ar livre ajudam e muito.
Aos 50 anos
Um dos problemas nessa idade é a chamada “síndrome do ninho vazio“. Os filhos já saíram de casa, a aposentadoria já se torna mais real, podem surgir alguns problemas de saúde, mudanças que tornam esta faixa etária passível de bastante estresse. Susie aconselha atividades físicas, meditação, autoconhecimento, como forma de manter mente e corpo em forma.
A partir dos 60 anos
Especialistas apontam que o maior responsável por doenças na terceira idade é o estresse. Novamente o grande aliado do idoso é o exercício físico. A realidade dessa necessidade é tão grande que cada vez mais surgem academias voltadas para essa faixa etária, bem como grupos de terceira idade que promovem aulas de dança, caminhadas e passeios ao ar livre. Manter-se ativo tanto física quanto intelectualmente, cultivar hobbies ou descobrir novos, interessar-se por familiares e amigos, alimentar-se bem é o segredo para a boa saúde nessa idade e para manter o estresse bem longe.