Como conservar e armazenar leite materno
Saiba como armazenar leite materno para continuar a amamentação mesmo quando você voltar ao trabalho, com estes simples passo a passo.
Isis Lugo
Quando uma mãe também é trabalhadora, há sempre a necessidade de regressar ao seu posto de trabalho após o parto. Nessa altura, o bebê deve ter-se alimentado apenas de leite materno, pelo que, na situação de deixá-lo ao cuidado de outras pessoas, surge a questão: como continuar a alimentar o bebê?
Há duas opções: oferecer-lhe leite de fórmula exclusivamente, ou apenas o tempo em que estiver afastado da mãe; tem ainda a solução de a mãe extrair leite materno e armazená-lo para que o cuidador possa dar-lhe na sua ausência. A primeira parece ser a mais simples, mas a segunda também é simples se houver informação adequada para guardar e conservar o alimento corretamente.
Se o desejo da mãe é continuar com amamentação exclusiva, mesmo retornando ao trabalho, este passo a passo da extração e conservação de leite materno, baseados nos conselhos da liga internacional do leite, podem guiá-la nesse processo:
Use um extrator (bomba de tirar leite)
Tirar leite pode ser uma tarefa complicada no início, mas com uma boa orientação e ajuda de um extrator, seja manual ou elétrico, pode-se ser muito hábil em poucas semanas. O leite pode ser extraído “em partes” durante o dia e armazenado no mesmo recipiente até completar a quantidade que o bebê ingere, desde que as partes sejam mantidas refrigeradas e extraídas no intervalo de 24 horas. Pode-se extrair apertando com o dedos também. Lembre-se de higienizar (esterilizar mãos e bombas).
Decida: Potes ou sacos?
Os recipientes adequados para guardar o leite materno são os de plástico ou vidro duro previamente esterilizados; pequenos recipientes para amostras de laboratório já desinfetados de fábrica; ou mesmo sacos especiais para armazenar leite humano. O que é fundamental é que nos recipientes deve sempre constar a data e a hora da coleta. Elas devem ser registadas para controlar a duração do leite em qualidade adequada.
Armazene de forma adequada
Dependendo de quando o leite será usado, é que se decide onde se vai guardar. Por exemplo, se for dentro de poucas horas, pode ser deixado à temperatura ambiente. O que importa é que tenha sempre presente estes dados: a temperaturas de menos de 15°C, dura 24 horas; entre 19°C e 22°C, 10 horas; de 25° acima, só tem uma duração entre três e quatro horas. Se, por outro lado, for utilizada dias depois, é aconselhável refrigerar ou congelar, considerando que o leite refrigerado pode durar entre cinco e oito dias e o congelado até três meses.
Que a falta de conhecimento não seja uma limitação para as mães que desejem continuar a amamentar exclusivamente, apesar de terem regressado aos seus postos de trabalho. Com esses simples passos, é fácil lembrar as informações necessárias para extrair e conservar o leite materno da melhor forma, de acordo com as necessidades de cada mãe e bebê.
Se você conhece alguém que deseja manter e armazenar o leite materno para que seu bebê possa tomá-lo em sua ausência, seja pelo trabalho ou em qualquer circunstância, não hesite em compartilhar este artigo com ela.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Cómo conservar y almacenar la leche materna