Como controlar o seu TDAH
O TDAH não tem cura, mas existem formas para minimizar e até controlar esse transtorno.
Tati Ippolito
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, por traumas e/ou deficiências ocorridas durante a gravidez. Ele aparece na infância, mas pode acompanhar a pessoa durante toda a vida.
Uma média entre 3% e 6% das crianças em fase escolar foram diagnosticadas com TDAH. Entre elas, estudos indicam que em média 40% persistem até a idade adulta, mas os sintomas geralmente estão minimizados.
O TDAH é caracterizado por dois sintomas principais, que são desatenção e hiperatividade-impulsividade, e cada um deles tem uma variação de outros sintomas, como:
-
Deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho, entre outras.
-
Tem dificuldade para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas.
Advertisement -
Parece não escutar quando lhe dirigem a palavra.
-
Não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais.
-
Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades.
-
Evita, antipatiza ou reluta a envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante.
-
Perde coisas necessárias para tarefas ou atividades.
Advertisement -
É facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa.
-
Apresenta esquecimento em atividades diárias.
-
Agita as mãos ou os pés.
-
Abandona sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado.
-
Corre em exagero, em situações nas quais isso é inapropriado.
Advertisement -
Tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer.
-
Age como se estivesse “a mil por hora”.
-
Fala muito e em grande velocidade.
Leia este artigo sobre como educar a si mesmo e a família sobre TDAH.
Também conhecido como DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção), ele não tem cura, mas existem formas para minimizar e até controlar a síndrome, veja nos pontos a seguir:
-
Se esforce. Algumas consequências trazidas por esse transtorno são: dificuldade de transformar ideias em ações, falta de iniciativa, problema com organização e gerenciamento de tempo e problema para explicar seu ponto de vista, então é necessário ter muito esforço para ir atrás do que quer e realizar suas ideias. É evidente que, quando começar a tornar os planos em realidade, não se tenha motivação, mas se esforce e sempre persista para alcançar seu objetivo. Como também há dificuldade para o gerenciamento do tempo, é uma boa ideia fazer uma tabela ou algo semelhante para organizar melhor o tempo, listando tudo o que precisa ser feito no dia, assim tudo fica mais organizado e mais fácil.
-
Saiba diferenciar as emoções. Os portadores do transtorno tem humor volúvel, mudando rapidamente de raiva para tristeza, e não toleram a frustação, portanto é importante saber diferenciar se a emoção é pelo distúrbio ou não.
-
Busque por atividades coletivas. É importante que os indivíduos procurem por grupos ao invés de atividades solitárias, já que uma das consequências do TDAH é a tendência ao isolamento.
-
Procure por ajuda médica. Não tem como controlar esse distúrbio sem o acompanhamento de um psicoterapeuta e, provavelmente, terá que fazer o uso de medicamentos. A terapia indicada chama-se Terapia Cognitivo Comportamental.
Seguindo esses passos é possível controlar o seu TDAH e, com saúde, minimizar cada vez mais os sintomas.