Como criar um menu saudável e barato

Este artigo traz algumas sugestões para você, que prepara as refeições de sua família, fazê-lo de modo mais saudável e barato.

Patricia Andrade

Preparar refeições diariamente para a família é, para algumas pessoas, uma tarefa maçante, enquanto para outras é bastante prazerosa. Variar o cardápio de modo a fornecer à família todos os nutrientes de que ela necessita requer certa criatividade por parte de quem cozinha, e traz a preocupação de oferecer alimentos saudáveis que contribuam para a saúde dos familiares. Há quem diga que custa mais caro alimentar-se de forma saudável.

Listamos a seguir algumas dicas que desmistificam essa afirmação:

  • Diminua as porções de carne e aumente as de salada. Além de serem as hortaliças bem mais baratas que as carnes, devem ser consumidas em bem maior proporção. Os vegetais da época produzidos na região tendem a ser mais frescos e baratos, esteja atento a isso.

  • Troque as frituras por alimentos grelhados ou refogados com quantidades mínimas de óleo, azeite ou manteiga. As gorduras devem compor o topo da pirâmide em nossa alimentação, isto é, devem ser consumidas em quantidades mínimas.

  • Substitua os refrigerantes e sucos industrializados, que contêm muito açúcar, por sucos naturais de frutas da estação (que têm menor preço). Além de serem muito saborosos, fornecem vitaminas e fibras. Sempre que possível, não coe o suco de frutas.

    Advertisement
  • Para quem não consegue ficar sem sobremesa, uma dica é ter sempre gelatina na geladeira. Além de ser barata, tem poucas calorias, é leve e refrescante, ótima principalmente nos dias quentes.

  • Pesquise o preço dos alimentos que sua família mais consome em pelo menos dois ou três supermercados.Muitas vezes a diferença entre os preços é considerável na conta final. Pagar o menor preço pelos alimentos dá trabalho, exige pesquisa e, quando houver tempo disponível, compras fracionadas nas lojas que oferecerem os melhores valores.

  • Se tiver tempo, faça pães, bolos e massas para sua família. Além de serem frescos e sem conservantes ou outros aditivos químicos, os produtos feitos em casa geralmente têm custo mais baixo.

  • Crie o hábito de ler o rótulo dos produtos que compra para sua família, evitando levar para casa alimentos industrializados que contenham muito sódio, açúcar ou gordura.

Comer bem e barato dá um certo trabalho, principalmente se pensar em descascar frutas, lavar e picar verduras e legumes e visitar diferentes supermercados. Mas a saúde de sua família agradece!

Advertisement

Referência: http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/guiaalimentarconteudo.pdf

Toma un momento para compartir ...

Patricia Andrade

Patrícia Andrade Baialuna é professora, mestre e doutoranda em Estudos Literários.