Como criar uma rotina para dormir
Confira algumas dicas para criar uma rotina de hora de dormir para si mesmo e garantir uma boa noite de sono.
Maria Rogado
Não existe nada mais irritante do que deitar-se na cama e o sono não vir. Principalmente quando se sabe que é preciso levantar cedo no outro dia. O medo de não dormir o suficiente acaba gerando mais nervosismo e irritação, o que por sua vez impede o relaxamento necessário a um sono tranquilo.
Diante desse problema que acomete muita gente, uma solução simples e ao alcance de toda gente é criar uma rotina de dormir para si mesmo, criar um ambiente e ter atitudes propícias a um sono repousante e tranquilo.
Abaixo seguem algumas dicas para estabelecer uma boa rotina de sono:
Acorde todos os dias no mesmo horário
Por mais que seja domingo ou feriado, não se dê ao luxo de acordar mais tarde, pois dormir demais ou acordar em horários diferentes irá desregular o seu relógio biológico, que é o que faz você ter sono nas horas certas.
Evite bebidas estimulantes e exercícios físicos antes de dormir
Bebidas como café, chá preto e refrigerantes (à base de cola) contêm cafeína, que é um poderoso estimulante.
Reserve um tempo todas as noites para relaxar gradativamente
Pode começar com um bom banho, que dá ao corpo uma sensação de frescor e limpeza, depois a leitura de um livro, um copo de leite morno. Fazer repetidamente as mesmas coisas condiciona a mente e o corpo a entenderem que se aproxima a hora de dormir.
Não pense nos problemas
O estresse é o companheiro da maioria das pessoas durante o dia todo, mas durante a noite, a ordem é relaxar. Ao invés de ficar se preocupando com problemas, procure pensar somente em coisas agradáveis, como um momento carinhoso com o parceiro, algum momento feliz do seu dia, alguma lembrança agradável.
Ouça e respire
Aromas suaves, como lavanda, induzem ao relaxamento e ao sono. O mesmo pode ser dito de músicas suaves e até de barulhos da natureza, especialmente calmantes, como o ronronar de um gato ou o barulho da água.
Faça um lanche leve
É difícil dormir com fome, mas também é difícil dormir de estômago muito cheio. Embora comer demais num primeiro momento cause sensação de sonolência, o sono será curto e agitado. Muitas pessoas chegam a ter pesadelos quando dormem depois de comer demais.
A cama é feita para dormir
Não leia, estude, veja TV ou use aparelhos eletrônicos tais como notebooks e celulares na cama. Agindo assim, você se condiciona a pensar na cama apenas como um lugar de relaxamento, e não de diversão e entretenimento. Deixe isso para outros ambientes, como a sala, por exemplo.
Não economize no conforto
Colchão macio e adequado ao seu corpo, roupa de cama limpa e de boa qualidade, além de cobertores, lençóis e mantas apropriados, sem dúvida são ótimos aliados na hora do repouso.
Corrigindo os maus hábitos na hora de dormir, a maioria das pessoas consegue, com perseverança, ter uma boa noite de sono. Mas se esse não é o seu caso, ou se você sentir que a falta de sono está realmente lhe prejudicando, então convém procurar o seu médico para mais orientações.