Como desafiar a si mesmo em um nível de condicionamento físico
O primeiro passo é estabelecer metas a curto, médio e longo prazo. Se possível contar com a ajuda de um técnico. Treinar muito, mental, técnica e fisicamente. Pensar em resultados realistas.
Márcia Diniz
Estabelecer Metas
A melhor maneira de se manter motivado com uma atividade física é estabelecer algumas metas a curto, médio e longo prazo. Aqueles que tem espírito competitivo podem olhar o calendário esportivo da sua modalidade durante o ano e se programar para fazer algumas provas.
Vamos supor que você é um corredor. Começando com corridas mais curtas de 5km, passando a 10 km e depois de algum tempo 15 km, meia maratona e finalmente a uma maratona, para aqueles que gostam de grandes desafios. Desta forma você estará motivado durante o ano todo para treinar e atingir seus objetivos.
Contar com um técnico
Contar com a ajuda de um técnico é muito bom, porque você vai interagir com pessoas com objetivos similares, terá uma planilha com os treinos dentro de uma periodicidade para cada objetivo. É importante saber qual será sua competição mais importante durante o ano e se preparar para ela, encarando as outras como um preparativo e experiência.
Resultados Realistas
O importante é a melhoria de performance constante, o auto desafio, e não a preocupação em ser melhor que fulano ou beltrano. As comparações geram frustrações porque não controlamos o desempenho dos outros e ao tentarmos ser melhores que alguém não melhora a nossa auto-estima.
Programar resultados realistas para cada competição, através de um treinamento físico e mental consistente levam realmente a alcançar a performance desejada. A preparação física dentro da musculação ou da ginástica funcional também é muito importante, eu gosto muito de usar as duas. Procurando novos exercícios e rotinas para que o corpo não se acostume, proporcionando sempre novos estímulos físicos e mentais.