Como desenvolver a felicidade
Felicidade é o que todo mundo quer para si. Porém, essa não é a realidade de muita gente. Descubra o que fazer para desenvolver a felicidade e ter uma vida mais harmônica!
Lidiane Franqui
Felicidade é um assunto de interesse de muitas pessoas. Afinal, quem não quer ser feliz? Todos buscam a felicidade para si e para aqueles que amam. Sendo assim, acaba se tornando uma verdadeira busca. Mas será que a felicidade é resultado de uma busca ou ela é uma construção que cada ser pode iniciar?
A felicidade é, na verdade, algo que pode ser desenvolvido através de uma mudança de comportamento e atitudes diárias. Felicidade é estado de espírito. Porém, cada pessoa tem uma percepção do que a faz feliz. Sendo assim, é uma construção individual. Não adianta colocar no outro a responsabilidade por essa construção. As pessoas ajudam e contribuem, mas não podem assumir a tarefa que cabe a cada pessoa.
Como desenvolver essa felicidade e de que forma cada um pode trazer mais felicidade para a própria vida? Veja abaixo dicas simples que podem ajudar:
1- Buscar o bem-estar
Antes de tudo, o bem-estar é fundamental para ter uma vida mais feliz. É impossível experimentar felicidade sem vivenciar um dia a dia mais tranquilo, com atividades e convivências harmônicas. Busque fazer programas que fazem bem, como se dedicar a um hobby, uma leitura ou à música. Isso vai depender do gosto de cada um. O importante é dedicar um tempo aos prazeres da vida.
2- Não culpar os outros
A saúde emocional vem sendo muito discutida em todo o mundo. Isso porque ela influencia diretamente na saúde física e social do indivíduo. Portanto, alimentar emoções como a culpa é adiar o encontro com a felicidade. Culpar os outros pela própria infelicidade não só é um equívoco, mas uma atitude que impede o ser de experimentar a felicidade. Portanto, cuidar da saúde emocional é cuidar da própria felicidade. E saber lidar com o sentimento de culpa é um grande passo.
3- Perdoar a si mesmo
Muito semelhante à culpa, o perdão é outro fator importante na construção de uma vida mais feliz. Perdoe suas falhas para se sentir merecedor das bênçãos que a vida tem a oferecer.
4- Estar com as pessoas que ama
O convívio social é imprescindível para desenvolver a felicidade interior e na sociedade em que se vive. Procure estar com as pessoas mais próximas e também se aproxime de outras. Quanto mais relações sociais, mais possibilidades de sentir bem-estar e felicidade.
Não há uma fórmula a ser descrita. Como já foi dito, a tarefa é de cada um. Porém, seguindo as dicas apresentadas já é possível criar uma base para uma vida mais harmoniosa. Isso proporciona felicidade e bem-estar para todos. E essa base deve ser construída principalmente dentro de cada indivíduo e no círculo familiar dele, que é onde se iniciam as suas primeiras vivências. Uma pessoa que cresce numa família feliz, tem mais possibilidades de espalhar amor e alegria por onde for. E isso é característica de pessoas que desenvolveram a felicidade dentro de si.