Como Deus fala conosco?
Deus fala à humanidade por meios diferentes. Conheça-os para que possa identificar e compreender as respostas às suas orações.
Adriana Acosta Bujan
Com o passar do tempo, muitos de nós nos perguntamos: como Deus fala conosco? Será que Ele está ouvindo nossas orações? Por que Ele não está respondendo aos meus pedidos? Essas perguntas muitas vezes nos fazem duvidar da existência divina, pois, por não entender suas respostas, nossa fé e esperança acabam vacilando ao não conseguirmos resolver as coisas. Assim, pouco a pouco, vamos nos distanciando de Deus.
Inclusive quando passamos por uma tragédia – seja uma doença incurável, a morte de um ente querido ou qualquer coisa que não esteja em nossas mãos resolver – afastamo-nos de Deus e exigimos que Ele nos dê a resposta pela qual nossos corações anseiam para entender as situações infelizes que vivemos.
Porém, ignoramos o fato de que Deus está sempre presente, cuida de nós e nos protege, apesar de muitas vezes nos zangarmos com Ele, só porque não conseguimos ouvi-Lo e Ele não nos responde da forma como esperamos. Agora, se começar a analisar minuciosamente sua vida – como você tem conseguido progredir, como tem sido curado – vai perceber que lhe Deus respondeu e continua cuidando de você.
Mas como entender Suas respostas? O que devemos fazer para que os problemas que vivemos sejam resolvidos? Compartilho com você os meios divinos pelos quais Deus, nosso Senhor, se comunica conosco:
1. Através de sonhos
“Antes Deus fala uma e duas vezes, porém ninguém atenta para isso. Em sonho ou em visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, e adormecem na cama, Então o revela ao ouvido dos homens, e lhes sela a sua instrução, para apartar o homem daquilo que faz, e esconder do homem a soberba. Para desviar a sua alma da cova, e a sua vida de passar pela espada.“
Especialistas em psicologia afirmam que os sonhos são recriações que nosso cérebro faz entre a realidade e a parte inconsciente, à qual vamos acumulando emoções e desejos inacabados. Eles asseguram que durante o tempo em que estamos sonhando, algumas emoções são mais reais do que outras e, por isso, quando passamos por situações difíceis, nossos desejos se manifestam.
E Deus, de fato, fala conosco por meio de nossos sonhos. Talvez você se lembre de ter sonhado com um ente querido que morreu e é por meio dessa pessoa tão importante para você que Deus lhe dá conselhos e respostas. Porém, não podemos forçar sua resposta quando dormimos, pois é algo divino; você sonhará quando estiver espiritualmente preparado para entender a palavra de Deus .
Recomendo que comece a analisar seus sonhos, principalmente aqueles que lhe deixam uma sensação de paz e tranquilidade no coração, para que possa compreender a palavra de Deus.
2. Por meio de pessoas
“Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselheiros há segurança.”
Deus fala conosco através das pessoas que encontramos. Podem ser familiares, amigos, colegas de trabalho, líderes espirituais ou até mesmo uma pessoa que você conheceu por acaso. Ele usa as pessoas que conhecemos como mensageiros para transmitir seus planos e nos dar a resposta pela qual ansiamos.
Nas vezes que colocou em prática o conselho que ouviu, sua vida certamente mudou e você encontrou soluções como se fosse mágica. Inclusive, oportunidades surgiram e você pôde ver uma luz no caminho de seus problemas. É assim que Deus responde. Portanto, temos que estar atentos ao que as pessoas falam e analisar com atenção as opiniões e conselhos que recebemos.
3. Através das escrituras
Como você bem sabe, a Bíblia é uma compilação de histórias que começou por volta século III AC, na qual setenta sábios judeus colocaram por escrito a história de milhares de anos do povo de Israel, de Adão a Moisés, incluindo livros proféticos, em que foram escritas as regras morais e legais; é o que conhecemos como o Velho Testamento.
Estima-se que o Novo Testamento tenha começado a ser compilado ainda no primeiro século DC. É o livro em que a vida de Jesus, o filho de Deus na terra, é contada.
Nos escritos bíblicos, encontramos passagens de profetas que tiveram revelações divinas. Por meio desse livro, Deus fala conosco e responde nossas orações. Ao lermos a palavra de Deus, encontraremos revelações importantes que, por algum motivo, atendem aos nossos anseios e necessidades. Daí a importância de ler as escrituras, para analisar e entender o que Deus quer nos dizer.
Uma das coisas que aprendi ao longo dos anos é que, quando você está orando e abre a Bíblia aleatoriamente (em qualquer página) e começa a ler, muitas vezes é o que Deus tem para você, a resposta ou o conselho que seu coração deseja.
4. Através de situações
Deus não quer que você sofra. As experiências ruins da vida não são castigo, pelo contrário, Deus nos fala através das situações que vivemos para que aprendamos algo sobre cada circunstância ruim.
Talvez, Deus o coloque à prova, como dizem os profetas, para que você possa resolver problemas, dando-lhe a oportunidade de analisá-los e aprender com seus erros.
Agora já sabe, Deus fala de muitas maneiras inesperadas. Portanto, preste bastante atenção para que consiga identificar as respostas para suas orações. Lembre-se de que Ele nunca o abandonará, e que você sempre terá Seu amor, orientação e companhia.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Cómo nos habla Dios?