Como eliminei minha dor no cóccix e na lombar em poucos minutos

Fiz pressão nos pontos certos e minha dor desapareceu como mágica!! Já ouviu falar da técnica oriental chamada Do-in ou acupressão? Eu ainda não conhecia, mas fiquei apaixonada!

Erika Strassburger

Quatro meses atrás, tive um episódio de estresse tão alto, que em poucas horas fiquei literalmente travada. Fiquei com um dor tão forte na coluna, principalmente na lombar, que mal conseguia me sentar, levantar ou caminhar. Mesmo deitada, dependendo da posição, a dor me torturava. Alguns dias depois, a área afetada pela dor começou a diminuir, concentrando-se na região do quadril e lombar, principalmente no cóccix.

Eu sabia que era pelo estresse

Como aquela dor intensa surgiu depois de um dia de estresse intenso, logo imaginei que este tinha sido o gatilho. Ainda assim, pesquisei para ter certeza. Nas minhas pesquisas, descobri que o estresse pode gerar dor intensa em várias partes do corpo, e a coluna é justamente o maior alvo.

Passados três meses, a dor lombar já tinha diminuído, ainda existia, mas não naquela intensidade. Contudo, o cóccix estava incomodando muito. Eu imaginava que, como o tempo, as coisas iriam voltar ao “normal”. Devido à herança genética, meu normal é ter sempre alguma dor na coluna – obviamente, não daquele jeito, mas um bom alongamento costumava a ajudar. Mas não estava ajudando nesse caso.

A dor voltou e eu precisava fazer alguma coisa

Eu não fiquei preocupada, inicialmente, em procurar um médico porque achava que, assim como a dor veio, ela iria embora. Mas, no último mês, a dor voltou com tudo, concentrada na região do cóccix. Essa dor estava me matando. Antes, dava para aliviá-la um pouco se eu me sentasse bem ereta, empinando o bumbum para trás. Mas, nos últimos dias, não importava o jeito que eu me sentasse, a dor não aliviava. Chegou ao ponto de o cóccix doer inclusive ao me levantar da cadeira e me mexer na cama.

O vídeo que mudou tudo

Eu tinha pesquisado sobre dor no cóccix quando tudo começou, mas resolvi fazer uma pesquisa maior na semana passada para tentar saber o que poderia ser e qual especialista deveria procurar. Assisti a alguns vídeos sobre o tema de médicos especialistas em coluna vertebral. Nos comentários de um desses vídeos, li o depoimento de uma mulher sobre um médico chinês que havia descoberto “o ponto do cóccix” de uma técnica oriental da qual nunca tinha ouvido falar, com o link do vídeo.

Advertisement

Assisti ao vídeo e aquilo ficou na minha cabeça. À noite, ainda meio cética, resolvi testar. Deitei-me bem relaxada na cama, enquanto assistia a um vídeo com meus filhos, e fiquei pressionando com o dedo aqueles pontos nas mãos. Pressionei cada ponto, em ambas as mãos, por cinco minutos.

O que aconteceu em seguida foi inacreditável!

Quando terminei de apertar os tais pontos, sentei-me na cama. Eu fiquei atônita ao perceber que a dor tinha desparecido!! Dei um grito, “FUNCIONOU!!” Meus filhos não entenderam nada, pois não sabiam o que eu estava fazendo. Sentei-me em várias posições para ver se sentia qualquer dor. Senti uma dorzinha bem leve em determinada posição. Pressionei os pontos mais um pouco e fui dormir.

Acordei no dia seguinte, sentei-me na cama e advinha? Não tinha nenhuma dor! Aquilo me deixou tão impressionada, “não é possível, gente!”, eu estava dizendo a mim mesma. Eu não via a hora de chegar o meio-dia para poder fazer um post no Facebook contando minha experiência e perguntar para o pessoal qual era a explicação científica para aquilo.

Do-in, esse é o nome da técnica

Vários amigos comentaram, dizendo que é uma técnica milenar oriental chamada Do-in ou acupressão. Consiste em pressionar com o dedo de forma intensa ou intermitente em determinados pontos do corpo por alguns minutos, geralmente de três a cinco minutos. A pressão intensa  produz sedação nas regiões específicas. A técnica serve também para estimular organismo e prevenir determinadas doenças. Essa técnica é bem parecida com acupuntura. Com a diferença de que não é necessário o uso de agulhas, apenas a ponta dos dedos.

O Do-in não deve substituir a visita ao médico. É preciso investigar a origem da dor através de exames de sangue e de imagem. A técnica trata os sintomas e alivia a dor, mas, em muitos casos, não cura a doença em si.

Advertisement

Em quais situações podemos usar o Do-in?

A técnica pode ser usada para praticamente tudo, até para dor de dente! Este é um exemplo em que se pode aliviar a dor, mas não curar o problema. Você ainda vai precisar ir ao dentista remover a cárie ou tratar o canal.

Você pode usar a acupressão para aliviar dores agudas e crônicas, e dores relacionadas a determinadas doenças. Veja algumas dores ou regiões em que atua:

  • Enxaqueca
  • Câimbra
  • Cólica
  • Rinite
  • Sinusite
  • Azia
  • Gastrite
  • Coluna (qualquer região)
  • Fígado
  • Pâncreas
  • Rins
  • Pulmões
  • Pernas
  • Ombros
  • Pescoço
  • Fascite plantar
  • Esporão de calcâneo

Também pode ser usada, entre outros, para:

  • Enjoo e náuseas
  • Tontura
  • Ansiedade e depressão
  • Ativar a concentração
  • Melhorar a memória
  • Diminuir o cansaço e aumentar a energia
  • Melhorar a libido
  • Aumentar a imunidade

Outros pontos que testei

Para tirar o máximo proveito dessa técnica maravilhosa, pesquisei outros pontos e apliquei-a em mim e nos meus filhos para melhorar as dores na lombar, no quadril, na parte alta da coluna; para parar com espirros de rinite alérgica; para concentração e náusea. Fora a concentração, pois não tive tempo suficiente para medir os resultados, o resultado foi satisfatório.

Onde ficam esses pontos, afinal?

Nas mãos, pés, braços, pernas, costas, pescoço, barriga etc. É comum haver dois pontos ou mais, em áreas diferentes do corpo, que podem ser pressionados para tratar uma dor específica. Este vídeo que encontrei no Instagram mostra alguns destes pontos:

Abaixo está o vídeo que citei no início do artigo. Encontrá-lo foi um divisor de águas na minha vida! Sugiro o canal do doutor Peter Liu e este outro canal no YouTube como fontes para você encontrar mais pontos de pressão.

Sugiro, também, que pesquise em sites especializados ou procure em livros de medicina oriental mais pontos e informações sobre o tema. Conhecimento nunca é demais.

Advertisement

Atenção grávidas!

Cuidado! Muitos pontos de acupressão são perigosos para grávidas, pois estimulam a contração prematura. Portanto, é recomendado que as grávidas procurem um especialista em acupuntura ou acupressão, ou pesquise muito bem quais pontos podem ou não pressionar.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.