Como encontrar a razão pela qual Deus me pôs no mundo

A vida não é só resolver problemas. Ao encontrar seu chamado pessoal, você pode dar-lhe um sentido pleno e belo que o faça feliz.

Marilú Ochoa Méndez

Como você, não há ninguém. E não falo por falar. Deus criou você com especial cuidado em seus traços interiores e exteriores. Para ele, você é único/única e especial.

Ao nos criar, a você e a mim, Ele teve em mente que fôssemos felizes nesta terra e na próxima.

A felicidade do céu está garantida pela companhia gloriosa da Trindade, mas não obtemos a felicidade do céu tão facilmente.

Às vezes, deixamos-nos iludir

Alguns de nós podemos pensar que a felicidade está em ter coisas materiais, que nos deem tranquilidade. Outros buscam status e posição social. Outros, ainda, ser admirados e honrados.

Mas isso é apenas ilusão, situações que nos enganam e nos impedem de ver o caminho da verdadeira felicidade.

Advertisement

A busca da verdadeira felicidade não é tão simples, porque requer algumas conquistas na vida.

E as conquistas custam trabalho

Há mais de 2000 anos, os gregos já falavam da importância da conquista de si mesmo.

Em A Ética de Aristóteles (Estagira, 385-322 a.C), este sábio nos disse que “só há felicidade onde há virtude e esforço sério, pois a vida não é um jogo”.

Agora, em que devemos esforçar-nos? Como conseguir a virtude? Que caminho devemos seguir, então, para sermos felizes?

O caminho até a felicidade é pessoal

Evitar o caminho mais cômodo, interessar-nos pelos bens mais duradouros e frutíferos é um bom início para conquistarmos a nós mesmos, mas também é indispensável conhecer nossa vocação pessoal.

Advertisement

A vocação pessoal, ou chamado particular que trazemos tatuado na alma. É a razão particular pela qual Deus nos fez nascer naquele dia, nessa família, nesse país e nessas circunstâncias.

Todo que você já viveu e tudo o que você é o prepara para seguir esse chamado interior.

É uma voz única a que nos chama

Como a voz que Elsa escuta no filme da Disney, Frozen II, você e eu também sentimos uma espécie de atração que nos atrai ao nosso centro, uma saudade de estarmos fundidos a algo valioso, eterno e frutífero.

Não é fácil encontrar com claridade esse caminho concreto que nos levará a alcançar a plenitude, mas, posso sugerir alguns passos aconselhados pela religiosa chilena, irmã Glenda, que podem ser-lhe de grande utilidade.

1. Descubra o que lhe apaixona

Um dia, caiu um ovo de águia num ninho de galinha. Quando nasceram os pintinhos, acharam que este gigante era irmão deles também. Viveu comendo minhocas por muito dias, até que, um belo dia, escutou o som característico das imponentes águias e compreendeu porque se sentia tão deslocado.

Advertisement

Esse filhote era uma água. Tudo nas aves majestosas o chamava, e quando se sentiu plenamente identificado com elas, não pôde fazer menos que lançar-se ao voo, encaixando-se perfeitamente entre seus companheiros.

A religiosa nos sugere buscar nossos “momentos águia”. O que o chama? Que atividade o faz sentir fogo em seu interior? Esse chamado que o desloca é a melhor pista para encontrar seu caminho pessoal.

2. Encontre seu talento especial

Sem fazer nenhum esforço, você tem qualidades que destacam. Talvez seja a sua voz, talvez sua inteligência. Pode ser sua capacidade de convencer ou seu sentido crítico.

Aqueles que estão ao seu redor reconhecem essas qualidades ou talentos. Observe o que refletem de sua riqueza interior, aqueles que o amam: sua forma particular de viver, de dar atenção àqueles que estão com você, seu “jeito” pessoal, essa forma só sua de agir e se relacionar.

3. Encontre sua missão

Com a clareza daquilo que o apaixona e suas qualidades, agora você já pode tirar seus sapatos e entrar em seu lar (seu coração) e dizer a Jesus que deseja conhecer sua missão nesta terra.

Advertisement

Lembre-se de que Deus sabe usar 5 pães e 2 peixes para fazer milagres.

Não tenha medo. Ele o ama mais e melhor que qualquer pessoa jamais poderá amá-lo e Ele tem um caminho pleno, satisfatório e cheio de paz para você. Cheio da paz da alma, o que não significa isento de dificuldades, mas com rumo e sentido.

4. Encontre o seu sustento

No evangelho de Mateus, Deus nos diz: “Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos. Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordões; porque digno é o operário do seu sustento.” (Mt 10: 9-10).

Isso é o mais belo: dedicando-nos a fazer o que Deus nos pede, Ele providenciará para que não nos falte nada.

Compartilho com você outras passagens da Bíblia que nos dão essa certeza: Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mt 6:33,34).

Advertisement

Deus não nos olha de cima, Ele nos olha dentro e também através dos olhos de nossos irmãos. Em seu coração, Ele lhe fala e o guia. Você o ouve? Você o segue? Descansa nEle? Ele o espera para fazê-lo feliz. Vamos!

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Como encontrar la razón por la que Dios me puso en el mundo.

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.