Como encontrar felicidade nas coisas simples da vida
É possível ser feliz com pouco, de maneira simples e desprendida dos bens materiais. Veja como ser mais feliz vendo beleza nas coisas singelas, significativas e essenciais!
Fernanda Ferraz
Algumas pessoas acham que felicidade depende dos bens materiais que se tem e não dos bens que o dinheiro não pode comprar como amor, família, filhos, fé. Eu costumo dizer que dinheiro traz conforto e luxo, mas nem sempre isso demonstra ou de fato é felicidade real. Em alguns casos é possível ver que nem mesmo o dinheiro pode trazer saúde, paz de espírito e alegria desmaterializada.
Como ser feliz?
A felicidade é uma condição que independe de dinheiro, você pode ter uma vida simples e ser feliz de várias formas:
Agradecer
. Você deve agradecer, em primeiro lugar, pelas coisas que possui, sendo poucas ou muitas, saiba agradecer por tudo, pelo alimento posto à mesa, pela saúde, pelo trabalho, pela família que possui e por todas as coisas que lhe são importantes. Esse agradecimento pode ser feito em suas orações e conversas com o Pai Celestial.
Valorizar
. Valorizar e preservar suas conquistas são outro modo de ser feliz, desde o tratamento que dá às pessoas que convivem com você até o que possui. Saber valorizar os momentos em família, aproveitando essas ocasiões para fortalecer os laços, para demonstrar mais amor ao seu cônjuge, para dar bons ensinamentos aos seus filhos, para passar mais tempo com eles, entre outros, é um bom modo de ser feliz.
Saber perdoar
. O perdão é uma força renovadora e que limpa a alma. Saber perdoar feridas e mágoas faz parte do processo de desenvolvimento da felicidade. É preciso esquecer as dores e seguir em frente, sem fomentar más recordações e dissabores que em alguma época tenham ocorrido. É aguçar os ouvidos para as boas melodias e afastar-se do que te faz mal, usar o perdão para livrar-se do peso, isso inclui perdoar ao próximo e também perdoar a si mesmo.
Ter bons amigos
. Cultivar amizades é sempre bom. Você pode sempre ampliar sua rede de amigos, mas observe o estilo de vida de cada um, se realmente tem benefícios a serem compartilhados com você.
Ajudar ao próximo
. Outra forma de ser feliz é fazer mais pelo outro, ajudar de alguma forma com um abraço, um conselho, um telefonema, sendo solidário e sensível às dificuldades do outro, prestando serviço voluntário. É muito bom ver um sorriso num rosto tão sofrido e pensar: “Eu poderia estar no lugar dele”, e ajudar sem ver isso como uma obrigação e, sim, com um desejo puro de levar conforto ao próximo. Isso é amar o próximo, e não precisamos esperar uma catástrofe acontecer para fazer algo diferente. Existem muitas pessoas precisando de apoio, às vezes, apenas de atenção, de serem ouvidas e reconhecidas pelo valor interior que possuem.
Pensar mais no próximo, interessar-se em descobrir o que deixa o outro mais feliz e fazer mais por essa felicidade (isso inclui casamentos e relacionamentos) é pensar no conforto e bem-estar do outro, porque para ser feliz é preciso espalhar felicidade.
Ser feliz não alimentando a raiva
. É comum vermos famílias e grupos inteiros de trabalho estressados ao ponto de não se suportarem, isso de fato não é bom. Se você tiver uma atitude mais otimista e positiva em relação ao outro, sua maneira de pensar e agir podem mudar, trazendo mais tranquilidade a sua vida.
Adoção de atividades salutares
. Você pode sentir-se facilmente bem com atitudes de preservação e melhoria da saúde que podem ser feitas sem gastar R$ 1,00. Você pode jogar bola com amigos ou filhos, caminhar com a esposa, passear com os cachorros, dançar em casa, brincar em família, montar um time de basquete, existem tantas formas de ser feliz de forma justa e equilibrada.
Rindo mais
. Você pode ter milhões de problemas, mas eu tenho também, seu vizinho tem também, até aquele bilionário tem! Os problemas fazem parte da vida e servem para nos deixar mais fortes! O que muda, sabe o que é? É como você reage ao problema, como você visualiza e trabalha para a solução dele. Chorar não vai resolver mesmo, pode ajudar a colocar para fora os sentimentos de medo e angústia, mas resolver não vai. Você conseguirá resolver de forma positiva e confiante e, claro, pedindo ao Senhor orientação para saber como resolver. Olhe, funciona mesmo, viu!
Uma nobre senhora uma vez disse a respeito dos problemas:“A única maneira de enfrentar a vida é rindo. Pode-se rir ou chorar diante dos problemas. Eu prefiro rir. Chorar me dá dor de cabeça.” (Marjorie Pay Hinckley)
Respeitar e amar
. Para ser feliz é preciso respeitar e amar a individualidade de cada pessoa, respeitar seus gostos ainda que não concorde com eles, é preciso amar mais, fazer mais. O amor constrói pontes onde é impossível passar sem ele, esse sentimento de palavra curta pode ampliar emoções e trazer grande alegria e bem-estar para o coração.
Faça o melhor que puder
. Não se acomode, não se limite, faça o melhor que puder, contribua para o mundo de forma positiva e edificante, dê bons exemplos, muitas vezes nem é preciso verbalizar, mas as ações mostram tudo.
Um carinho, um afago, uma mensagem, um poema, um abraço, um cartão numa tarde com uma canção.
Você pode criar e inventar meios de demonstrar a sua felicidade e contagiar as pessoas com ela, basta querer ser feliz com as coisas simples da vida!
Se faltar dinheiro para comprar rosas, peça licença ao jardim do vizinho e retire uma flor. Venha colorir sua vida com cores que não desbotam e perfumá-la com uma essência que não acaba.