Como encontrar o equilíbrio entre casa e trabalho sendo mãe

As mães que trabalham fora (ou home-office) costumam achar exaustivo, senão enlouquecedor, equilibrar as duas responsabilidades. Essas dicas podem não ser a solução perfeita para cada caso, mas com certeza vão ajudar você.

Isis Lugo

Hoje em dia é muito comum as mães desempenharem vários papéis ao mesmo tempo: o de mãe em si, dona de casa e profissional, entre outros, de modo que o tempo para realizar os afazeres domésticos e cuidar dos filhos acaba sendo reduzido. Isso traz muito estresse para a rotina diária, o que se traduz em mau humor, baixo nível de paciência e sensação de sobrecarga com todas as responsabilidades. 

Em minha experiência como mãe que trabalha fora e dona de casa, ofereço cinco sugestões que venho aprendendo com outras mães na mesma situação, que aprenderam a se organizar muito bem ao longo do tempo. Confira:

1. Prepare as coisas na noite anterior

Preparar com antecedência as coisas que serão levadas para o trabalho, a mochila das crianças, a bolsa do bebê, as roupas que todos vão usar no dia seguinte e a comida, evitará a conhecida correria da manhã, onde tudo pode se transformar num verdadeiro caos. Além disso, ajuda a evitar um possível esquecimento de itens importantes, o que podem fazer com que cheguemos atrasados no trabalho e na escola.

2. Determine um lugar para cada coisa e mantenha-as em seu devido lugar

Para que o preparo de todas coisas e dos alimentos seja mais eficiente, é importante ter tudo à vista, de forma organizada e que toda a família esteja ciente. Atribuir um lugar certo para as roupa de cada criança, separar os alimentos por categoria na geladeira e manter tudo sempre no mesmo lugar nos permitirá otimizar o tempo durante nossas atividades diárias.

3. Organize um cronograma de limpeza

A limpeza costuma ser a tarefa que nos toma mais tempo. Portanto, distribui-la entre os dias da semana ajudará a nos sentirmos menos sobrecarregadas. Por exemplo, a segunda-feira é o dia de varrer ou lavar a área externa – área, pátio e calçadas; na terça, faxinar o(s) banheiro(s); na quarta, lavar roupa, e assim por diante. Desta forma, podemos nos concentrar em limpar uma área da casa todos os dias sem nos sentir exaustas.

Advertisement

4. Delegue responsabilidades

Quando eu era criança, minha mãe organizava um cronograma de responsabilidades diárias para mim e meu irmão e, à medida que íamos crescendo, ajudávamos em tarefas maiores. Então, um dia lavávamos a louça, no outro dobrávamos a roupa e assim por diante. 

Atribuir pequenas tarefas aos membros da família faz com que eles se sintam responsáveis ​​pela limpeza e, ao mesmo tempo, se preocupem em manter a casa limpa. Além disso, isso irá prepará-los para o momento em que terão que cuidar de sua própria casa.

5. Reserve tempo para descansar

É importante descansar depois de um longo dia de trabalho. Embora pareça impossível, podemos dedicar um tempinho diário para relaxar. Praticar alguma atividade física, conversar com um amigo ou ouvir música nos permitirá renovar as energias para continuar nosso trabalho no dia seguinte.

Ser mãe, profissional e cuidar da casa pode ser bem cansativo em alguns dias, mas tenho certeza de que, com organização, aprenderemos a priorizar nossas atividades e desfrutar o lar. É preciso lembrar que é mais importante manter a paz nas relações familiares do que ter a casa brilhando o tempo todo. 

Em minha experiência pessoal, posso dizer que o equilíbrio entre o trabalho doméstico e o trabalho profissional vem aos poucos. Então, devemos seguir em frente sem perder a paciência nem focar nas dificuldades. Pode ser difícil, mas é possível. E nossa família irá agradecer.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Una madre buscando equilibrio entre el hogar y el trabajo

Toma un momento para compartir ...

Isis Lugo

Isis Anabey Lugo Enciso es madre y maestra de Educación Especial en México, escribe sobre actividades para niños y materiales educativos en su blog www.maestrosdeapoyo.com y comparte sus experiencias de maternidad en www.mamaymaestra.com