Como enfrentar o fato de os filhos irem embora
Existem muitos fatores pelos quais os filhos decidem partir: para formar uma família, independência, estudo, entre muitos outros. Como enfrentar esse momento?
Adriana Acosta Bujan
Os pais sabem que os filhos decidirem partir é uma “lei da vida”. Pensar que eles deixarão o lar nos parece um futuro muito distante, mas, muitas vezes, não sabemos como enfrentá-lo, em especial se o mundo gira ao redor deles.
Existem muitos fatores que pelos quais os filhos decidem partir: para formar uma família, ganhar independência, estudar, entre outros. Mas, como pais, geralmente não estamos preparados, muito menos se são muito jovens ou apenas adolescentes.
Como pais, temos de apoiar as suas decisões, sabendo que nos causa uma enorme tristeza no coração. Às vezes, causa-nos depressão e nos sentimos sós, no entanto, não é o fim do mundo. Temos que aprender a viver com isso e saber que é algo que podemos superar, seguindo os conselhos certos.
Sugiro, abaixo,algumas coisas que me ajudaram muito a enfrentar esse processo:
1. Aceitar que seu filho é feliz e pode tomar as próprias decisões
Em muitas ocasiões, pensamos que nossos filhos sempre serão nossos bebês, mas chega a idade em que devem tomar decisões e aprender que toda causa tem uma consequência. É importante apoiá-los, para que eles, e sobretudo você, tenham um forte vínculo de comunicação que não se quebre. É melhor eles irem felizes do que zangados.
2. Evite sentir-se culpado
Nem todas as decisões que seus filhos tomam são culpa sua; se estão prestes a deixar o ninho, significa que têm maturidade suficiente para escolher e assumir a responsabilidade por suas escolhas.
Deixe que seus filhos aprendam com seus erros e sucessos. Você nem sempre estará lá para ajudá-los, mas o que pode fazer é manter a comunicação e ouvi-los.
3. É uma excelente oportunidade para reacender o amor no casamento
Lembre-se de que não é só você que está triste, mas também o seu cônjuge. É o melhor momento para recuperar esse vínculo de amor que sempre os uniu indo ao cinema, assistindo à televisão juntos, jantando como quando eram noivos, saindo para caminhar de mãos dadas, para dançar, enfim, há muitas ideias.
Pense em todas as vezes que não saiu com ele porque tinha que cuidar dos filhos; agora é a hora de fazer isso.
4. Aproveite o tempo para realizar atividades diversas
Ler, cozinhar, fazer trabalhos manuais, fazer exercício, tomar um chá com as amigas, jogar jogos de tabuleiro, ver seus programas favoritos, tricotar, bordar, enfim! Essas são algumas ideias que podem ajudar.
5. Pense em viajar
É tempo de economizar e planejar viagens sozinha ou em companhia de seu parceiro amado. Curtas ou longas, em seu país ou ao redor do mundo. Quer conhecer algum lugar mágico? É o melhor momento para conhecer diferentes culturas e costumes.
6. Mantenha-se em comunicação com os seus filhos
Ligue ou visite-os, mas não os sufoque. Eles têm que aprender que você sempre estará lá para apoiá-los, mas tenha em mente que eles não vivem mais com você e têm seu próprio espaço agora.
7. Foque em suas próprias necessidades
Se, como eu, você é uma mãe esforçada e trabalhadora, concentre-se 100% em seu trabalho. Verá que trabalhará alegre sem se preocupar em fazer comida para seus filhos ou buscá-los em algum lugar. Notará como o seu tempo é mais seu, para dispor dele à vontade, inclusive para se levantar tarde!
8. Ter um animal de estimação
Peixes, tartarugas, cães, gatos; os animais de estimação são, em geral, parceiros maravilhosos. Além disso, se os adotar das ruas ou os resgatar, se sentirá ainda melhor!
Se em vez de aproveitar essa fase, sentir dor e depressão, procure ajuda imediatamente. Com certeza, poderá encontrar tranquilidade e aprender que é muito importante e valiosa, que realizou a melhor conquista e se sentirá orgulhosa de você mesma por ter criado excelentes filhos que sabem tomar decisões e ser independentes.
Lembre-se que o mais importante é sua saúde e felicidade, sinta-se orgulhosa de si mesma. O simples fato de ser mãe já é uma grande bênção. Mostre a seus filhos que continua com sua vida e espera que eles façam o mesmo, sem se esquecerem de que seu amor por eles é totalmente incondicional.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Cómo enfrentar cuando los hijos se van