Como ensinar boas maneiras às crianças
“Eles são a herança dada pelo senhor”
Pamela Dayane Alves Silva
Ser mãe é ter certificado de amor incondicional com nossos filhos, mas não é só de amor que eles precisam, nosso papel como família é dar boas maneiras e ensiná-los como viver em sociedade. Mostrar o que é certo e errado nem sempre é uma tarefa fácil, mas “Eles são a herança dada pelo senhor” (Salmo 127-3), e devemos fazer isso da melhor maneira possível.
Mas para que isso flua conforme manda o figurino os pais, que são os educadores ou formadores de opiniões, têm que demonstrar que estão aptos a esta tarefa, ou seja, terem um bom comportamento, alias é desde bebês que as crianças observam tudo ao seu redor e como tudo funciona, então o exemplo é tudo.
Mas como saber ensinar boas maneiras?
Exemplo
Algumas pessoas dizem que boas maneiras não se ensinam e que elas são incorporadas, isso realmente faz muito sentido, já que é através dos exemplos dos pais que elas vão se basear. Se quiser uma criança educada use sempre de boa educação.
Saudaçõe s
Mostrar as crianças como se comportar diante de outras pessoas, como se dirigir a alguém, como dizer obrigado, com licença, por favor, isto deve ser sempre repetido quando chegamos ou saímos de algum lugar, respeito aos pais e ao próximo é tudo.
Correção
É de grande importância no aprendizado de uma criança, seja em qualquer ocasião, a correção de atos que não justificam boas maneiras, e colocar para elas o que está errado e como elas deveriam ter procedido. Há situações em que a correção tem que ser feita de imediato, como no caso de um pedido de desculpas que deverá ser feito pela própria criança. (Se ela não fizer por sentir vergonha, tudo bem, mas mostre que está errada).
Vestimentas
Boas maneiras se usa inclusive com as roupas, ensine-as o que usar conforme a idade, local e ocasião.
Diversão
Existem várias ferramentas disponíveis para ajudar as crianças a desenvolverem o desejo de fazer boas ações, atividades em grupo ou com os amigos são sempre divertidas e de grande aprendizado; não podemos esquecer que algumas crianças têm mais dificuldade em expressar o que elas sentem, insista sempre em jogos que use a dinâmica de grupo para estimular o relacionamento interpessoal de cada uma, criar este hábito ajuda a relacionarem-se melhor.
Parceiros
Claro que a educação e boas maneiras têm que vir de berços, mas não podemos esquecer que boa parte da vida delas vai passar dentro de uma sala de aula, estar ligado com a escola ajudará bastante nesta etapa da vida das crianças, onde muitas vezes elas estarão sendo confrontadas com pessoas fora de suas áreas de conforto.
Se quisermos realmente cumprir com o mandamento de amar uns aos outros, este é o melhor caminho que podemos ensinar a uma criança, se ela entender isso será um adulto de grande valor para o mundo e para os seus familiares e amigos.