Como ensinar o valor do dinheiro para crianças pequenas

Em tempos tão consumistas, é imprescindível conversar com os filhos sobre o valor do dinheiro. Continue lendo para ver como fazê-lo.

Camila Gómez

Já faz algum tempo que meu filho Santiago começou a guardar dinheiro. Tendo apenas quatro anos de idade, ele já sabe que é importante ter algum dinheiro guardado em seu cofrinho para poder ajudar o “bom velhinho” (Papai Noel), pois na opinião dele, e com tantas crianças no mundo, não é justo que ele faça todo o trabalho sozinho. 

Então, aos poucos, decidimos começar a ensinar a ele o valor real das coisas. Com isso, não me refiro apenas aos brinquedos que ele consegue comprar, mas a tudo que nos cerca. 

Compartilho com você algumas técnicas que estão dando bons resultados são:

Ensine-o de maneira lúdica

Em uma pequena caixa registradora de brinquedo, meu filho guarda algumas notas de papel, moedas de plástico, com as quais brinca de vendedor de frutas e verduras. Isso o aproximou da ideia de que a comida não é de graça e, portanto, ele começou a ser mais grato pelo que tem na mesa.

Ensine a diferença entre valor e preço

Alguns meses atrás, estávamos visitando uma loja e ele viu uma figura gigante de um de seus desenhos animados favoritos. Obviamente, sua pergunta foi: “você pode comprar para mim?” A resposta foi enfática: “NÃO”. Não porque não tivesse dinheiro, mas porque não era necessário comprá-lo, não acrescentaria nada à coleção de estatuetas que tem na estante, e o preço era excessivo. 

Advertisement

Ele não aceitou de cara, mas, aos poucos, foi entendendo que valor e preço pouco têm a ver com os objetos que podem ser adquiridos.

Deixe-o comprar algo que queira com o dinheiro que ganha através de seu próprio esforço

Embora haja coisas que sejam uma obrigação, há outras podem ser premiadas com uma pequena quantia em dinheiro. 

Por exemplo: ajudar o pai a pintar uma parede. Não importa se ele realmente ajudou ou se pintou apenas 20 cm², o que importa é ele saber que mamãe e papai trabalham duro para ganhar dinheiro.

Ajude-o entender a diferença entre desejo e necessidade

Há algum tempo, foi Santiago quem nos deu uma verdadeira lição. Houve um incêndio que consumiu vários morros em Valparaíso, no Chile. Foi relativamente perto de onde moramos e, obviamente, os noticiários mostravam a cada momento quantas famílias ficaram desabrigadas. 

De repente, vimos Santiago caminhando com alguma dificuldade carregando algo nas mãos. Era o seu cofrinho de cerâmica. Perguntamos o que ele estava fazendo, e com lágrimas nos olhos, ele respondeu: “Você acha que essas moedas podem ser usadas para comprar novas casas para essas famílias?”

Advertisement

Naquele momento, nós o abraçamos e dissemos que, infelizmente, não. Mas que poderiam ser usadas para comprar algumas coisas para outras crianças. Então, ele nos pediu para ir à loja perto de sua casa e comprar um carrinho de brinquedo para doar à uma criança que precisava. Nós providenciamos para que ele mesmo entregasse o brinquedo ao filho de uma família conhecida que foi afetada por aquela tragédia.

Uma notícia singular foi publicada há algum tempo: muitas das crianças que veem seus pais irem ao caixa eletrônico para sacar dinheiro acham que é assim que o dinheiro é produzido, em caixas eletrônicos. Elas não compreendem a relação trabalho/dinheiro, coisa que todo pai deveria ensinar aos filhos. 

Não subestime a capacidade de seus filhos entenderem o valor do dinheiro e do trabalho. Ensine a eles que há coisas que realmente valem a pena comprar; enquanto outras, por mais bonitas que sejam, são totalmente dispensáveis.

Leia também: Seus filhos sempre e terão dinheiro e trabalho se você lhes ensinar essas 7 habilidades

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Cómo enseñar el valor del dinero a los niños pequeños

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Camila Gómez

Camila gosta de ler, escrever, pintar, escutar música, aprender idiomas. Ela fala inglês e faz aulas a 3 anos, falta 1 ano para ela receber certificação internacional. Ela gosta de conhecer pessoas novas.