Como Ensinar Seu Filho Pequeno a Economizar
Qual a melhor forma de dar dinheiro ao seu filho? Como incentivá-lo a economizar? Uma criança treinada desde pequena, para lidar sadiamente com o dinheiro, dificilmente se tornará um adulto que consome compulsivamente.
Erika Strassburger
Como diz o ditado popular: “É de pequenino que se torce o pepino”.Sim, os hábitos adquiridos nos primeiros anos de vida, tendem a acompanhar o indivíduo durante a vida inteira. Uma criança que é ensinada, desde bem cedo, a ser econômica e ter uma vida frugal, vai ser um adulto equilibrado financeiramente.
Daremos algumas sugestões valiosas que podem ajudá-lo na missão de treinar seu filho para tornar-se uma pessoa econômica:
Ensine-o sobre o valor do dinheiro
Mostre-lhe um brinquedo ou outro objeto de valor diga o quanto custa. A seguir, mostre quantas outras coisas ele poderia comprar com o valor daquele objeto. (brinquedos menores, alimento ou roupa, de preferência algo que lhe interesse).
Dê-lhe uma mesada
A idade ideal para mesadas é a partir dos 6 anos. Nessa faixa etária, um mês é tempo longo demais, por isso o ideal é dar uma “semanada”. O importante não é o valor, mas a regularidade. Cumpra com o prazo combinado. Especialistas sugerem que sejam dadas, aos menores de seis anos, somente algumas moedas, sempre que possível. Aos maiores, o ideal é 1 real para cada ano de vida, por semana. Adapte o valor às suas condições.
Deixe-o gastar parte da mesada com o que ele quiser
Você pode persuadi-lo a ser frugal e a guardar a outra parte.
Dê-lhe um cofrinho de presente
Dê, também, algumas moedas para ele iniciar suas economias. Deixe combinado que ele não poderá retirar o dinheiro até que:
a) O cofrinho esteja cheio. Prometa que você vai comprar-lhe o que ele quiser desde que ele se comprometa a reservar uma parte das economias para ser depositada numa conta poupança. (sugestão para as crianças menores)
b) Dentro de mais ou menos seis meses vocês abrirão o cofre juntos. Você acrescentará o mesmo valor que ele tiver economizado. Ele tem a opção de comprar algo que quer e depositar o restante. Ou manter todo o dinheiro e ganhar um percentual sobre o montante dentro de alguns meses. Você não precisa fazer isso sempre. É uma forma de estimular a economia em crianças maiores.
Não dê dinheiro fora do prazo combinado
Lembre-se, você está tentando ensinar a criança a ter autocontrole.
Não remunere seu filho por ele cumprir com suas obrigações
É seu dever tirar boas notas, comportar-se bem e ajudar nas tarefas da casa.
Ensine o valor do trabalho
Ele precisa ter noção do quanto custa ganhar dinheiro. Dê algumas tarefas que fogem da rotina da casa e pague a ele por isso.
Deixe-o a par do orçamento da família
Deixe-o saber o quanto é gasto com água, luz, alimentação e outras despesas. Se as contas de luz e água aumentarem, envolva-o numa meta para reduzi-las. É interessante que ele saiba quanto custa tomar banho, por exemplo.
Ensine pelo exemplo
Seja controlado nos seus gastos, viva dentro de seu orçamento e poupe dinheiro.