Como ensinar uma criança a manter promessas
"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele".
Beth Proenca Bonilha
Quando meu quarto filho tinha cinco anos de idade eu ficava com eles pela manhã e saía para trabalhar na parte da tarde. Não me lembro do que ele havia feito de errado, mas que o coloquei de castigo. No meio de minha correria para arrumar a casa, fazer o almoço e me arrumar para sair acabei esquecendo-me do ocorrido. Foi quando no momento em que saía ele me perguntou se podia sair do castigo, eu nem pensei direito e respondi que ia pensar.
Ele me olhou tristonho e disse: “Mãe, você tem que pensar agora! Porque você só vai voltar à noite e eu vou ficar de castigo até você voltar”.
Neste momento aprendi uma grande lição com meu filho. Como eu não estaria em casa ele poderia sentir-se livre do castigo, mas não para ele! Ele não via opção a não ser que eu o liberasse antes de sair. Em sua inocência infantil sentia-se comprometido com a minha ordem mesmo sem minha presença.
Essa inocência infantil é que precisa ser preservada na criança ao longo de sua vida.
Para isso é preciso tomar alguns cuidados:
Ser um bom exemplo
- A criança está atenta a tudo. Se os pais disserem aos filhos ou a outras pessoas que vão fazer algo, precisam cumprir com sua promessa. As crianças estarão observando e farão o mesmo que virem seus pais fazendo.
Ensinar princípios de ética e cidadania
- Cumprir promessas está diretamente relacionado ao convívio social, eu só posso fazer uma promessa a outra pessoa ou grupo. Os princípios de ética e cidadania pregam que nosso direito termina quando começa o direito do outro. Isso quer dizer que respeitar acordos e cumprir com tarefas assumidas faz parte de agir com ética.
Prêmios e recompensas
- Pode ser uma boa ideia usar do artifício de premiar ou recompensar a criança por cumprir uma promessa, desde que não vire um costume e ela acabe usando isso como meio de se beneficiar somente. O ideal é mostrar que sempre que se cumpre com promessas se recebe uma recompensa, que não necessariamente seja material, mas a confiança, a honra e credibilidade perante as pessoas podem valer muito mais do que coisas materiais.
Conte histórias de sucesso –
Contar às crianças histórias de pessoas que tiveram sucesso por cumprirem suas promessas pode ser uma forma de fácil entendimento para elas. Pois o lúdico e o imaginário fazem com que a criança compreenda melhor um princípio que lhe é ensinado.
Viver um padrão elevado de honra e dignidade é algo que se aprende, principalmente em casa com o exemplo dos familiares, e a influência positiva de programas e filmes de televisão ou cinema, jogos educativos, livros e princípios religiosos.
“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”. Provérbios 22:6 .