Como escolher um esporte ou exercício apropriado para você
Todas as pessoas devem se exercitar de alguma forma. Nosso corpo foi criado para se mexer. Encontre uma atividade física apropriada para você e desfrute. Exercitar-se é a melhor maneira de ter uma boa qualidade de vida. Além de conquistar e manter a
Erika Strassburger
Todas as pessoas devem se exercitar de alguma forma. Nosso corpo foi criado para se mexer. Encontre uma atividade física apropriada para você e desfrute.
Exercitar-se é a melhor maneira de ter uma boa qualidade de vida.
Além de conquistar e manter a boa forma, quem se exercita previne muitas doenças ou complicações relacionadas:
-
Ao coração
-
À pressão arterial
Advertisement -
Às articulações
-
Ao diabetes
-
À postura
-
À gravidez
-
Aos músculos e tendões
Advertisement -
Ao aparelho respiratório
-
Ao excesso de gordura ou obesidade
-
Ao estresse
Quando nos exercitamos nosso corpo libera um hormônio chamado endorfina, que dá sensação de prazer e bem estar. Além disso, temos a nítida sensação do cumprimento de um dever para conosco e nossa posteridade. Quando cuidamos bem do nosso corpo, estamos prolongando a nossa vida, tendo, assim, mais tempo e disposição para dedicar àqueles que amamos.
Todas as pessoas devem se exercitar de alguma forma. Nosso corpo foi criado para se mexer. Temos músculos e articulações que dão-nos força e mobilidade. Se não os usarmos suficientemente, teremos sérios problemas num futuro não muito distante, o que nos impossibilitará de gozarmos da completa independência.
Existe uma infinidade de opções entre esportes e exercícios físicos para escolhermos, quando decidimos nos exercitar. Ao fazer uma escolha você deverá levar em consideração o seguinte:
1. O tempo que tem para despender na atividade
Cada tipo de exercício requer um tempo mínimo ideal para a sua prática. Escolha aquele para o qual você tenha tempo para dedicar-se.
2. Suas condições financeiras
Alguns exercícios são de graça, outros baratos e outros mais caros. Avalie seu orçamento antes de fazer sua escolha.
3. Suas habilidades físicas
Você precisa levar em conta a sua agilidade e coordenação motora, caso contrário, em vez de sentir prazer, você ficará frustrado, podendo até criar uma repulsa contra qualquer exercício físico. Se você sente que não é muito bom nesse quesito, saiba que há muitos exercícios que você pode fazer que trazem excelentes resultados. Não desanime.
4. O conselho do seu médico
Antes de praticar qualquer exercício, você deverá pedir ao seu médico que faça uma avaliação da sua saúde. Qualquer alteração que for diagnosticada poderá interferir na sua escolha.
5. O seu porte físico
Levar em conta seu peso e altura é fundamental ao escolher um esporte ou exercício.
6. O seu gosto
Você deve escolher um que você goste. Você deve sentir alegria ao exercitar-se e não desânimo ou frustração. Fazer algo porque está na moda não funciona. Você precisa achar-se. Só assim terá os resultados desejados.
Veja alguns exemplos de exercícios ou esportes e o seu consumo calórico por hora:
-
Ballet: 500 Calorias
-
Basquete: 620 Calorias
Advertisement -
Boxe (treinamento): 1.000 Calorias
-
Caminhada moderada: 360 Calorias
-
Capoeira: 750 Calorias
-
Ciclismos (velocidade média): 450 Calorias
-
Corrida: 600 Calorias
Advertisement -
Dança aeróbica: 470 Calorias
-
Escalada: 550 Calorias
-
Futebol: 570 Calorias
-
Hidroginástica: 380 Calorias
-
Jiu-Jitsu: 770 Calorias
Advertisement -
Judô: 880 Calorias
-
Musculação: 320 Calorias
-
Natação: 550 Calorias
-
Pular corda: 700 Calorias
-
Surf: 500 Calorias
Advertisement -
Tênis: 500 Calorias
-
Volei: 250 Calorias
Observação: O gasto calórico varia de acordo com o peso da pessoa e a intensidade dos movimentos. Faça um cálculo personalizado no site nutriweb.org.
Há muitas outras opções além das listadas acima. Você pode testar algumas até encontrar aquela que atende às suas expectativas. Se você quiser e puder, pode praticar mais de uma. O negócio é não ficar parado. Faça a sua escolha e divirta-se!