Como escolher um plano de dieta

Considerações a levar em conta na hora de escolher uma dieta que melhore sua qualidade de vida.

Ricardo Hiar

Não dá para negar que manter o peso adequado e ter uma alimentação balanceada pode gerar mais saúde e qualidade de vida. Por conta disso, é muito comum encontrar pessoas querendo alcançar esses padrões, não só por estética, mas por questões de saúde, que não sabem por onde começar.

A escolha de um plano de dieta é fundamental para que os resultados sejam atingidos. Perder peso não é uma tarefa fácil e exige determinação e disciplina. Apesar disso, alguns cuidados são necessários. O primeiro deles, é saber que você não saiu do peso de um dia para outro.

Normalmente o acúmulo de gordura no organismo e o excesso de peso são resultados de hábitos cultivados por anos. Por esse motivo, apesar da ansiedade de conquistar o peso ideal em pouco tempo e as dietas “milagrosas” prometerem resultados significativos em pouco tempo, o ideal é de que a perda de peso ocorra num processo mais prolongado e contínuo.

Outro fator que precisa ser levado em consideração é que as pessoas não são iguais. Portanto, algo que é bom e deu resultado para um amigo ou familiar, talvez não seja o melhor para você. A procura por uma orientação nutricional é importante para o caso de medidas mais rígidas, quando os resultados mais rápidos são esperados.

Nos demais casos, você pode escolher um plano de dieta um pouco mais flexível e que vá ao encontro com sua rotina. De qualquer maneira, é preciso tomar alguns cuidados nessa escolha, de modo que os alimentos escolhidos supram as necessidades nutricionais diárias.

Advertisement

É preciso variar com os diversos grupos de alimentos, tais como cereais, carnes, verduras, legumes e frutas. Uma dica para saber se a alimentação está balanceada: você pode prestar atenção nas cores dos alimentos. O ideal é conter pelo menos sete cores a cada refeição.

Existem também alguns “vilões” de toda dieta: são as gorduras e o sódio. Muitas vezes, mesmo quando você escolhe alimentos de baixa caloria, eles podem ter um alto teor de sódio, o que pode comprometer tanto os resultados da dieta, quanto a sua saúde. Por isso, dê preferência para os alimentos naturais.

O segredo de qualquer dieta é que a queima de calorias precisa ser menor ou, no máximo, equivalente à quantia calórica que você ingere. Por esse motivo, para se ter resultados eficazes, é preciso ter uma alimentação saudável em conjunto com práticas saudáveis, entre elas, as atividades físicas.

Uma dieta adequada deve incluir

  • Consumo de verduras, legumes e frutas.

  • Ingestão de pelo menos dois litros de água por dia.

    Advertisement
  • Consumo moderado de laticínios.

  • Utilização moderada de açúcar.

  • Prática de atividades físicas (o ideal é pelo menos 30 minutos por dia).

  • Escolha uma dieta baixa em gordura, gorduras saturadas e colesterol.

  • O sódio (sal), também deve ser consumido moderadamente.

    Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Ricardo Hiar

Ricardo Hiar é um jornalista brasileiro, especialista em comunicação com MBA em Negócios da Sustentabilidade, e trabalha em jornais, radio e imprensa.