Como escolher uma creche para seu filho
Considerações a serem levadas em conta na hora de escolher uma creche para seu filho.
Isabel Almeida
Antigamente as creches tinham uma visão assistencialista de auxílio à mãe que trabalha e é pobre. Dessa forma a vaga era da família que não tinha onde deixar essa criança.
Lei de Diretrizes e Bases
Isso já mudou a partir da Lei de Diretrizes e Bases de 1996 por meio da qual a educação infantil passa a ser considerada como a primeira etapa da educação básica, visando o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade.
As famílias, porém, quando optam colocar seus filhos em creche, deparam-se com muitas dúvidas. Devo optar por uma creche pública ou escolinha particular? Onde é melhor? Quais critérios considerar antes de fazer uma escolha?
Referencial Nacional de Educação Infantil
De acordo com o referencial nacional de educação infantil, uma educação para as crianças pequenas deve “promover a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais da criança, considerando que esta é um ser completo e indivisível.” ( Referencial curricular nacional para a educação infantil, volume I, 1998).
Verifique as informações na tabela anexa a este artigo, localizada logo abaixo do título, que podem fornecer aos pais elementos a serem considerados antes de se fazer uma escolha.
Projeto Político Pedagógico
Uma última dica importante aos pais é a de que, durante a visita à escola, peçam para conhecer o Projeto Político Pedagógicodessa instituição. Esse documento, que toda escola deve ter, é a visão de educação que a instituição de ensino tem e os objetivos educacionais que propõe.
É preciso mais do que um prédio bonitinho para colocarmos nossos filhos. A creche precisa ser segura, adequada e principalmente oferecer uma educação de qualidade para as crianças. A formação dos pequenos deve ter como eixo o cuidar e o educar, além de valorizar o brincar como fundamento básico para o desenvolvimento pleno deles.