Como esquecer seu ex em 5 passos fáceis após uma separação repentina

Use essas dicas para recuperar totalmente o controle de sua vida após uma separação.

Zaida Libertini

Às vezes, os relacionamentos terminam tão repentinamente que deixam você com a sensação de não saber como lidar com a vida em sua nova vida de solteira. As reações mais comuns a uma separação repentina vão desde afundar-se em lágrimas de tristeza a envolver-se em excessos com o propósito de fingir que está tudo bem.

Independentemente de seu parceiro ter terminado o relacionamento ou você, ao perceber que algo estava errado, a primeira coisa que você deve entender é que a dor que sente é natural e não se baseia apenas no seu coração, mas também no resultado da química do seu corpo. Diante de um rompimento inesperado, a pior coisa que você pode fazer é fingir que não foi afetada e decidir fazer coisas das quais pode se arrepender mais tarde.

A dor e o choque que você sente são tão reais quanto um ferimento à bala. Estudos indicam que um rompimento amoroso pode causar dor física e mal-estar, pois as reações de dor causadas por uma lesão ou pela perda de um amor se originam na mesma região do cérebro. Aceitar sua dor é o primeiro passo para dar os passos corretos que levarão à cura.

Avalie o relacionamento

Depois de uma separação, nosso cérebro está focado na perda que sofreu, por isso navega mais nas características positivas do seu ex, já que geralmente não sofremos pela perda de seus aspectos negativos. Essa é a razão pela qual parecemos “esquecer” as coisas ruins que existiam no relacionamento.

Tente organizar sua mente e avaliar o relacionamento de um ponto de vista objetivo. Se necessário, escreva porque o relacionamento não era bom para você e volte a escrever sempre que se sentir fraca, isso a ajudará a deixar as lembranças para trás.

Advertisement

Redescubra-se

Um dos “benefícios” de estar solteira de novo é que você pode gastar todo o seu tempo em seu próprio benefício. Imagine todo o tempo que você dedicava ao seu ex, toda a atenção que dava a ele, todo o amor que lhe oferecia. Olhe para esta nova fase da sua vida e aproveite a oportunidade para direcionar todo esse esforço e dedicação a si mesma.

Prepare seu prato de comida preferido, dê um presente a si mesma, desfrute amar a si mesma e expresse esse amor todos os dias.

Foque na intensidade de suas emoções

Comece a escrever todas as coisas que você tem pelas quais é grata. Concentre-se nos detalhes que tornam sua vida especial. Em seu livro, The Wisdom of a Broken Heart, a escritora Susan Piver explica como uma separação pode realmente oferecer a oportunidade para uma genuína transformação espiritual, já que agora suas emoções estão alteradas e você sente tudo com mais intensidade. Concentre-se nessa nova intensidade e use-a para se tornar uma pessoa mais forte e sensível.

Retome algo que você colocou em pausa

Relacionamentos exigem tempo, dedicação, esforço e mais tempo. Às vezes deixamos certas coisas para trás porque preferimos nos concentrar no relacionamento. Agora é a hora de retomar uma atividade que você deixou para trás ou algo que você sempre quis fazer, mas que não se encaixava nos planos do seu ex.

Lembre-se, tudo ficará bem

Tente praticar este exercício: imagine-se daqui a cinco anos, visualize-se com uma vida plena e feliz. Você é forte, independente e segura de si mesma. Agora, faça com que a pessoa que você será em cinco anos pense para trás, neste exato momento, e perceba como esse evento a ajudou a se tornar a pessoa que se tornou. Este exercício tem dois propósitos: o primeiro é fazê-la entender que o tempo cura as feridas, lembre-se que tudo ficará bem. O segundo é fazê-la aprender a se visualizar como vencedora depois de um momento difícil, usando a mesma dificuldade como motor para impulsioná-la a seguir em frente.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Cómo olvidarte de tu ex en 5 SENCILLOS pasos después de una ruptura repentina

Toma un momento para compartir ...

Zaida Libertini

Zaida Libertini es originaria de San Pedro Sula, Honduras y actualmente reside en el estado de Utah, Estados Unidos. Escribe por placer y es ama de casa, esposa y madre de un pequeño de cinco años.