Como fazer amigos e ter sucesso com as pessoas, de acordo com Dale Carnegie

Você quer ter muitos amigos verdadeiros? E sucesso com as pessoas? Estão aprenda com quem é mestre neste assunto: Dale Carnegie!

Luiz Higino Polito

Sempre li muito!

Eu me lembro que li a coleção toda de Jorge Amado quando eu tinha menos de 15 anos. Ler muitos gibis, livros, revistas e jornais, sempre me ajudaram a ter facilidade em português e gramática na escola, e nunca tive dificuldade de fazer redações.

Mas teve um livro que li, quando tinha uns 20 anos, que foi um “divisor de águas” em minha vida: um Best Seller de Dale Carnegie,chamado “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”.

Para alguém tão tímido como eu, ter conhecido esse livro naquela época foi uma verdadeira bênção, assim como foi e continua sendo uma bênção na vida de incontáveis pessoas, no mundo todo!

Meu incentivo de todo o coração, é que todas as pessoas deveriam ler esse livro, pois o mundo precisa desesperadamente de que cada um de nós aprendamos a ser pessoas “amigáveis”, pois se você quer ter amigos verdadeiros, você precisa aprender a “ser amigo”.

Advertisement

Enquanto você não pode ler o livro inteiro, vou pincelar algumas dicas desse fantástico livro de Dale Carnegie, cuja 28ª edição desse livro que tenho em mãos, e que foi publicada em 1974 em português, traz estampado em sua capa que o livro já havia sido vendido, até aquele ano de 74, mais de 10 milhões de exemplares!

1. Ânsia de ser apreciado

Citando Freud, Carnegie diz que um dos maiores anseios da alma humana é o “desejo de ser grande“, e citando William James, ele diz que “O mais profundo princípio da natureza humana é a ânsia de ser apreciado”.

Então Carnegie ensina a grande importância de se aprender a elogiar sinceramente as pessoas. Não bajular, mas elogiar: bajulação é um elogio falso. O que devemos fazer, se queremos ter muitos amigos, é elogiar tudo de bom que vemos nas pessoas em vez de criticá-las.

Carnegie também explica a importância de se aprender e lembrar o nome das pessoas, e a usá-lo bastante ao conversar com qualquer uma, pois o nome de uma pessoa é para ela “o som mais doce e mais importante que existe no seu idioma.

2. Aprender a fazer amigos com o maior “conquistador de amigos do mundo: o cão”

Carnegie diz que o cão não tem nenhum desejo escuso ao demonstrar todo o afeto e carinho que ele tem por você. A sinceridade do cão é verdadeira, “ele não deseja vender prédios, nem casar com você”, frisa o autor do livro.

Advertisement

“Você pode fazer mais amigos em dois meses, interessando-se pelas outras pessoas, do que em dois anos, tentando conseguir o interesse dos outros sobre você“, escreve Carnegie, para mostrar que a grande maioria das pessoas está interessada nelas mesmas, mais do que em qualquer outra coisa. Por que as pessoas se interessariam por você, se você não se interessa primeiro por elas?

Se quer muitos amigos, interesse-se sinceramente pelas outras pessoas. Citando o psicólogo Alfred Adler, Carnegie escreve que “é o indivíduo que não está interessado no seu semelhante quem tem as maiores dificuldades na vida e causa os maiores males aos outros. É entre tais indivíduos que se verificam todos os fracassos humanos”.

3Ter atitude correta e controle dos seus pensamentos

Carnegie diz que Lincoln, certa vez, advertiu que “A maioria dos povos é tão feliz como arquiteta ser nos seus cérebros”, e o autor do livro quer dizer com isso que não são as coisas externas que nos fazem felizes ou infelizes, mas sim nossa atitude frente ao que nos acontece.

Ele está enfatizando que devemos ser alegres e sorrirmos, se queremos ter amigos, porque ninguém gosta de ouvir lamúrias e reclamações.

Quanto mais você sorrir, mais amigos terá. E não vale sorriso falso.

Advertisement

4. Ouvir as pessoas com atenção

Se você quiser que as pessoas gostem de você”, afirma Carnegie, “seja um bom ouvinte, incentive os outros a falarem sobre eles mesmos”.

As pessoas gostam (e precisam) tanto de serem ouvidas, que o autor diz que leu na revista Reader’s Digest, que até existem “muitas pessoas (que) chamam um médico quando tudo o que elas desejam é um público”.

5. Evite brigas e discussões

Quando você discute”,disse Benjamin Franklin, “inflama-se e se contradiz; pode, algumas vezes, conseguir uma vitória; mas será uma vitória sem proveito porque nunca contará com a boa vontade do seu oponente”.

O autor do livro citou Franklin para nos ensinar que “o melhor meio de conseguir o máximo nas discussões é evitá-las”.

Carnegie também cita Buda, que dizia que “Ódio nunca termina por ódio, mas por amor”e acrescenta que “Um mal-entendido nunca termina pela discussão, mas pela tática, diplomacia, conciliação e um desejo simpático de ver o ponto de vista da outra pessoa”.

Advertisement

Eu poderia continuar este artigo com mais dicas, mas meu objetivo é só fazer você sentir vontade de ler o livro todo.

“Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoasé um daqueles livros indispensáveis, se queremos mesmo ter amigos, e ter sucesso com as pessoas.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!