Como fazer do quarto do bebê um local seguro

O quartinho para seu bebê deve ser um local aconchegante e principalmente seguro. Seguindo algumas regras de proteção, o ambiente se tornará um local de alegria e conforto para seu lindo bebê.

Sandro A Correa

As crianças desde pequenas desenvolvem habilidades incríveis. Para elas nosso mundo é novo e o desejo de explorar é enorme, a curiosidade é tão grande quanto a incapacidade de reconhecer o perigo.

A chegada de um bebê é uma alegria para todos os membros da família, na maioria das vezes são as mães que estão mais envolvidas com todos os detalhes, desde o enxoval até a organização, decoração e móveis do quartinho. Pode ser um quarto grande e sofisticado ou pequeno e simples, mas é essencial que o local onde seu querido filhinho irá dormir e brincar seja tranquilo, aconchegante e principalmente seguro.

Pensando em segurança, como podemos preparar o local para a chegada de um bebê? Seguindo as sugestões abaixo, podemos organizar um ambiente seguro para nossos filhos.

1. Móveis

Prefira móveis com cantos arredondados, as quinas costumam ser inimigas das cabecinhas das crianças, podem ser colocados protetores também. Cômodas ou trocadores e guarda-roupas devem ficar afastados do berço para não servirem de objetos para escalar, os guarda-roupas podem ser fixados na parede para dar maior estabilidade e segurança.

2. Berço

Observe se o berço possui certificado do Inmetro, isto significa que o móvel passou por testes de qualidade e segurança; a altura do colchão e ajuste de profundidade devem ser seguidos conforme a idade da criança; verifique se a distância máxima das grades ou barras verticais seja de forma que impeça o risco de prender a cabecinha do bebê entre elas; coloque o berço afastado de janelas, tomadas e interruptores e preferencialmente fixe o mosquiteiro no teto eliminando o suporte para que este não sirva de apoio. Periodicamente verifique se os parafusos estão bem fixados.

Advertisement

3. Energia Elétrica

Coloque isoladores nas tomadas, caso ainda possua o modelo antigo, ou substitua-as pelo novo padrão brasileiro, evitando assim que a criança entre em contato com a corrente elétrica, diminuindo o risco de choque.

4. Janelas

Caso suas janelas não possuam proteção, contrate uma empresa especializada na instalação de grades ou redes, não somente no quarto da criança mas em toda janela que apresente risco de ser escalada, lembre-se que a criança usa qualquer objeto para apoio, em apartamentos o ideal é providenciar proteção para todas as janelas.

5. Lixeiras e Medicamentos

É comum o uso de lixeiras no quarto das crianças para facilitar a vida das mamães quando precisam trocar seus filhos ou utilizar produtos para realizar a higiene do bebê e descartar o material usado, o ideal é não tê-las no quarto, basta uma engatinhada no chão para irem direto com a mão no lixo; outro risco são os medicamentos e acessórios de uso diário, devem ser bem guardados em armários que tenham portas com chave.

6. Dividindo o quarto

Os irmãozinhos ou irmãzinhas que dividem o quarto com o mais novo devem ser orientados quanto à segurança do bebê, principalmente se houver beliche no mesmo quarto. Uma vez eu me distraí e quando entrei no quarto das crianças encontrei meu filho de três anos no andar mais alto do beliche pulando e sorrindo.

O quarto do bebê deve ser um local agradável, aconchegante e seguro. Através destas sugestões é possível alcançar este objetivo, não somente o quarto do bebê deve ser seguro assim como toda a casa deverá seguir regras de proteção; o artigo Como deixar sua casa protegida para o seu bebê, nos dá mais orientações de como fazer isso.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Sandro A Correa

Sandro A Correa é graduado em Farmácia, pós-graduado em Fisiologia - UEL e Empresário do ramo de seguros. Natural de SCS - São Paulo; Casado, pai de dois filhos, tem como hobby a prática do tênis.