Como fazer o bebê dormir à noite.

Fazer o bebê dormir uma noite toda é um desafio na sua família? Junte-se a outras mães e pais que esperam por esse grande acontecimento e leia alguns métodos que podem ajudar nesse período da vida do seu filho.

Caroline Canazart

Quando decidirmos que chegou a hora da família ganhar mais um membro é bom saber que nem sempre as coisas vão ser como na casa do vizinho ou do casal de melhores amigos. Às vezes o bebê vai tomar seu banho relaxante à noite e não vai dormir por 12 horas seguidas. Muitos deles acordam a cada uma ou duas horas e deixam os pais de cabelo em pé se perguntando “o que vou fazer para meu filho dormir uma noite inteira?“.

Se pudéssemos ouvir o choro de cada criança durante a madrugada seria um grande coral pelo mundo. Muitos pais enfrentam esse dilema, principalmente, os de primeira viagem. Especialistas falam que a melhor maneira de começar as tentativas é quando o bebê ainda é recém-nascido. Eles dormem cerca de 17 horas por dia e não conseguem ficar acordado mais do que duas horas.

Então os principais pontos a serem levados em consideração quando o objetivo é fazer um bebê dormir são:

  • Criar uma rotina que pode começar com o banho, luz baixa, pijamas, uma canção de ninar e até um livro de historinhas. Tudo se torna um ritual e faz com que a criança ligue essas ações ao momento do descanso;

  • Não cansá-lo demais e saber quando o sono chegou. Se passar muito mais tempo do que ele resiste acordado, pode ser que demore mais ainda para dormir;

    Advertisement
  • Durante o dia deixe que o bebê durma em um local iluminado e com os barulhos normais da casa. Isso faz com que a soneca seja menor e não atrapalhe o sono da noite;

  • Não agite a criança com brincadeiras estimulantes à noite;

  • Coloque o bebê no berço ainda acordado para ir se acostumando. A transição será mais fácil, pois quando a criança dorme em outro lugar, como carrinho, sofá ou cama dos pais, e acorda no berço é mais fácil que se assuste e então não vai conseguir voltar a dormir sozinho;

  • Alguns bebês se assustam facilmente. Eles podem dormir melhor enrolados em uma manta. Isso lembra o ambiente do útero.

Até os três meses não há muito o que ser feito para que o sono do bebê seja contínuo na noite já que ele vai acordar a cada três horas para mamar. Até os seis meses a criança ainda pode querer ser amamentada durante a madrugada. Mas depois dessa idade os pais já podem começar com algum método que prolongue o sono. Os pediatras sempre têm bons conselhos para esse período da vida do bebê.

Advertisement

Métodos para o sono tranquilo

Alguns especialistas falam sobre deixar o bebê chorar até dormir. Pode funcionar, mas os pais precisam ter muita paciência e autocontrole. Inclusive os vizinhos. Outros são adeptos em deixar o bebê chorar por dois minutos na primeira noite, cinco na segunda, dez na terceira e aumentando o tempo para que a criança aprenda a controlar o choro e durma sozinha.

Também existe o método de “acampar” que é quando os pais ficam ao redor do berço até o filho pegar no sono. Assim ele pode sentir mais segurança. Também há médicos e pais que defendem a existência de um objeto de transição como um “paninho especial” ou um boneco de pelúcia que pode passar tranquilidade aos pequenos quando acordam no meio da madrugada. Neste caso é preciso cuidado para que a criança não corra o risco de se engasgar ou sufocar.

Apesar de todos os métodos e tentativas, são se frustre se o resultado demorar a aparecer. Cada bebê tem o seu tempo de adaptação. O importante é não desistir e continuar utilizando algum dos meios até que o seu filho aprenda que a noite foi feita para dormir.

Toma un momento para compartir ...

Caroline Canazart

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.