Como fazer seu filho se envolver em atividades extracurriculares
Melhores maneiras de fazer com que seus filhos se envolvam em atividades extracurriculares, como natação, futebol.
Carla Pinheiro Alves
Sempre vejo em alguns programas de televisão pais com dificuldade em disciplinar os filhos e quase sempre pelo mesmo motivo: as crianças estão entediadas, não tem nada para fazer. Os irmãos e a mãe são o seu parque de diversões. A saída apontada pelos especialistas é quase sempre a atenção dos pais e as atividades extracurriculares. E o que são atividades extracurriculares? São atividades fora do currículo escolar, como música, balé, futebol, dentre outras.
As atividades extracurriculares ajudam e complementam a agenda diária da criança, promovem conhecimento, disciplina, diversão e socialização. Essa parte é muito importante para a criança e é uma aliada na educação e formação do caráter dela.
Algumas atividades extracurriculares:
-
Aulas de reforço, como português, matemática.
-
Aulas de idiomas, como inglês.
Advertisement -
Aulas de algum instrumento musical, como piano, violão, violino ou até mesmo o canto.
-
Esportes em geral, como futebol, natação, balé, caratê, ginástica rítmica e olímpica.
-
Artes plásticas.
-
Artesanato.
Envolvendo a criança
O primeiro passo para envolver a criança em atividades extracurriculares é conversar com seu filho sobre as atividades disponíveis e qual ele tem interesse. Mostre fotos ou vídeos das atividades, depois de verificar os valores e ver o que mais se encaixa em seu bolso. Uma dica é procurar prefeituras, pois muitas contam com atividades gratuitas. Procure escolas ou academias específicas para a atividade escolhida, lembre-se que em escolas específicas a formação do seu filho será melhor. Antes de matricular seu filho em uma escola, peça para fazer uma aula de adaptação, pois muitas crianças falam que querem fazer determinada atividade e os pais matriculam, compram uniformes e depois a criança não quer fazer a atividade, por isso, antes de tudo, perceba se seu filho tem aptidão ou se tem o desejo de desenvolvê-la.
Dica: pesquise escolas tradicionais e não deixe de verificar os dias e os horários das aulas. Se tiver mais filhos, perceba se os horários não se confrontam, e se o horário se encaixa sem problemas em sua agenda diária.
Dedicação
As atividades curriculares são muito valiosas e podem revelar e incentivar um grande talento em seu filho, por isso ela deve ser levada a sério. Os pais devem ajudar os filhos, não faltando às aulas, incentivando-os nas práticas e nas oportunidades que aparecerem, ajudando os filhos a se dedicarem.
Seja sua fã, pois dessa forma estará dando um caminho para o seu filho trilhar e ao mesmo tempo protegendo-o dos perigos da ociosidade, principalmente, quando estiver na adolescência, valerá a pena e os benefícios serão enormes.