Como fazer um livro de receitas de família.

Ter um Livro de Receitas da Família pode ser mais que um registro de receitas prediletas, mas o registro de história de vida dos membros da família, de uma receita que é lembrança de momentos especiais.

Betânia Silva

Iniciar um livro de receitas pode, aparentemente, ser uma tarefa fácil. Afinal, basta selecionar algumas receitas e pronto!

No entanto, durante o processo de elaboração do Livro de Receitas da Família, você poderá utilizar alguns tópicos que o ajudarão.

Alguns exemplos:

1.Fazer a separação de doces, salgados, massas, saladas, sobremesas, risotos, pães, bolos, biscoitos, etc., que a família mais gosta.

2. Fazer um

sumário é fundamental para a organização do livro e para você (s) não ficarem perdidos na busca de tal receita específica. Se colocar a receita numerada vai ajudar. Por exemplo: “Macarronada da Vovó Maria”, p. 06. Você deu um título e especificou a página onde a mesma se encontra. Onde está registrada? Em Massas.

Advertisement

3. Ao registrar cada receita, você pode colocar um breve

resumo da história da receita, porque ela é importante para vocês ou para determinado membro da família. Fica interessante porque se torna um registro especial.

4. O fato de ser um livro de receitas familiar não significa que alguns fatos sejam omitidos, por exemplo:

“o pulo do gato”, o segredinho especial, para execução perfeita da receita. Esconder um ingrediente ou a maneira correta de executar a receita pode ser frustrante para quem a fizer, posteriormente.

Vantagens da montagem e execução do livro de receitas

  • Na verdade, o livro pode ser um momento único de estar mais próximo de seus familiares: de sua família imediata e dos outros familiares, de conhecer um pouco de sua história.

  • As receitas precisam constar os ingredientes e o modo de fazer de forma objetiva.

  • Nunca colocar: um pouco disso, outro daquilo, mexa bem, leve ao forno e estará pronto em alguns minutos.

    Advertisement
  • Especifique temperatura, quantidade dos ingredientes, maneira de fazer as misturas, duração de cocção (cozimento), entre outras coisas.

Fotos, autoria e formato

Fotos das receitas poderão ser colocadas, bem como foto da pessoa que deu a receita ou que gosta de tal receita. É uma forma carinhosa de homenagear.

Também pode ser feita uma capa específica para o caderno, pasta ou mesmo encadernar o Livro de Receitas da Família e poderá ser colocado o seguinte: “O Livro de Receitas da Família (sobrenome)”.

Recordação útil e especial

O primeiro passo é a decisão de fazer o livro em conjunto. O segundo: a seleção das receitas. O terceiro pode ser a execução das receitas para se ter fotos. O quarto é a edição, confecção do livro. E, por último, distribuir uma cópia para cada membro da família guardar de recordação.

Vai ser algo que surpreenderá a todos porque será “servido” com alegria e “regado” com boas lembranças!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Betânia Silva

Betânia Diniz é graduada em Economia Doméstica.