Como finalmente tomar a decisão de mudar
Muitas vezes as mudanças parecem impossíveis de ser alcançadas, mas com um bom plano e boa vontade você realmente pode chegar lá. Basta criar coragem e agir.
Tatiane Bellini Covre
Quantas vezes você já não pensou em mudar?
Quantas vezes você já não tentou mudar e acabou desistindo?
Quantas vezes você pensou: “Deixa pra lá, eu não consigo mesmo!”.
Calma você não é o único, muitas pessoas passam por isso e, é claro, eu já passei inúmeras vezes.
Mudar
, essa palavra me faz pensar, refletir. Já percebeu que sempre temos algo para mudar? Quando você decide mudar algo já parou para pensar se essa mudança é realmente necessária e possível?
Existem algumas perguntas que penso ser essencial fazer antes de tomar a decisão de mudar, seja nosso comportamento, nossa profissão, nosso jeito, nossos hábitos, nossa rotina, nossa aparência, qualquer que seja a mudança que temos em mente, temos que perguntar:
1. Por que decidi mudar isso?
2. Realmente é necessário?
3. A quem está afetando e como?
4. Quanto esforço será necessário para essa mudança? Estou disposto a me esforçar?
Na maioria das vezes que fracassamos é porque nosso esforço não foi real, não porque somos incapazes, e sim porque a mudança não era nossa vontade de verdade.
5. Que bem essa mudança irá trazer-me? Quais os frutos dessa mudança?
Se depois que fizer todas essas perguntas ainda continuar com a ideia de ir avante com a mudança, então será preciso traçar um caminho para chegar até ela, fazer metas e criar formas de se policiar para não cair; tomar a decisão de mudar é simples, finalmente mudar leva tempo e dá trabalho.
Uma dica “muito” importante é não ser o próprio carrasco, muitas vezes somos piores conosco do que as pessoas que não gostam de nós, já perceberam isso?
Criticamos a nós mesmos, pensamos que não somos capazes, mal começamos nosso esforço e um simples deslize que, se outra pessoa cometesse ao nosso lado diríamos: “Calma, foi só um tropeço, continue firme”. Se acontecer conosco já desistimos e dizemos a nós mesmos: “Está vendo, você não consegue mesmo, mal começou e já caiu, é melhor desistir”.
Mudanças são possíveis, mas com calma, muito amor e paciência conosco.
Existem alguns casos em que precisamos de ajuda profissional também, e aí entramos em outro conflito, pensamos assim: “Por que tantas pessoas conseguem mudar sozinhas e eu preciso de ajuda?” Não nos magoemos, lembremos que ninguém é igual a ninguém, somos todos diferentes, especialmente diferentes, com qualidades e defeitos. Normalmente vemos só as qualidades das pessoas que conhecemos superficialmente, mas quando conhecemos alguém profundamente vemos que essa pessoa também tem problemas e conflitos.
Por isso se, em alguma área, já tentou inúmeras vezes mudar e não conseguiu, sente que se esforçou o máximo que podia e fracassou, procure ajuda, isso não é ser inferior e sim superior, pois mostra que você realmente quer mudar, não importa que preço isso custe.
Realmente digo isso por mim mesma, eu tentei, tentei e fracassei, mas eu “nunca” desisti de mim mesma, pois eu sempre soube que o mundo podia virar as costas para mim, mas eu não podia fazer isso comigo mesma, e por isso, no meu caso, precisei de ajuda; hoje faço terapia e isso é muito bom, claro que muitos de nós, na verdade a maioria com certeza, com certo esforço, poderá conseguir a tão sonhada mudança.
Aqui vão algumas dicas para chegar lá, não é um padrão e sim ideias de alguém que vive tentando mudar e melhorar diariamente; muitas vezes precisamos de um empurrãozinho, um incentivo e é isso que quero passar.
1 – Pare um pouco, num momento só seu, reflita e encontre-se, faça as cinco perguntas que citei acima e responda com sinceridade, decida pelo melhor, pelo que lhe fará bem, lembre-se que ninguém consegue fazer o bem aos outros se não estiver bem consigo mesmo.
2 – Pare de sonhar, pensar e querer mudar e comece a agir, tome a decisão e trace metas que o levarão até onde quer chegar.
3 – Escreva o que vai mudar e qual caminho vai trilhar para chegar lá, não existem mudanças em um salto, seja generoso consigo mesmo e faça um caminho possível de trilhar. Uma pessoa impaciente não vai conseguir ser paciente da noite para o dia, uma casa muito bagunçada não pode ser organizada em dois dias, uma pessoa não pode simplesmente sair do serviço porque não está gostando. Organize-se e faça um plano possível.
4 – Siga o plano, devagar e sempre, e se acontecer de falhar ou algo sair do controle não se desespere e calmamente volte ao plano, não fique chateado consigo ao ponto de parar tudo. Pense: “Eu falhei, mas vou corrigir e continuar, eu consigo”.
5. Seja feliz
, se esforce por estar bem, não deixe que pequenas coisas o aborreçam; sei que isso é muito difícil, mas sei também que quando nos esforçamos somos capazes, seja mais grato por tudo de bom que tem na vida e supervalorize os bons momentos, mesmo que sejam pequenos, diminua os maus momentos e as situações desagradáveis, com treino sua mente vai acostumando a ser mais positiva e mudar ficará mais fácil, ajude-se ficando bem.
Realmente sei o quanto é difícil mudar, enquanto tentei mudar bruscamente só fracassei, hoje passo por uma mudança diária e contínua, sou “mais feliz” e compreendo melhor a mim mesma. Claro que falho, mas agora é mais fácil identificar o erro e corrigir sem grandes sofrimentos.
Não deixe para depois, comece hoje a sua mudança, você pode e é capaz, faça seu plano e coloque-o em prática, aja a seu favor e com certeza você se sentirá mais leve e em paz consigo e todos à sua volta perceberão que sua luz está mais brilhante.