Como incentivar seu “grande garoto” a aprender a usar o banheiro
O momento de tirar a fralda pode representar um desafio para alguns pais, mas algumas dicas poderão transformar esse momento em uma rica experiência, tanto para as crianças quanto para os pais.
Taís Bonilha da Silva
Parte da nossa responsabilidade como pais é proporcionar aos nossos filhos condições para o seu desenvolvimento. Fazemos isso desde seu nascimento, passando por várias fases do desenvolvimento. Uma dessas fases é o momento de deixar de usar fraldas para usar o banheiro.
Este pode ser um momento maravilhoso, pois vibramos com cada conquista de nossos pequeninos. Mas também pode ser um momento traumático e estressante, tanto para os pais quanto para as crianças. Para evitar que isso ocorra, seguem algumas dicas de como incentivar seu príncipe a aprender a usar o banheiro de maneira eficaz e saudável. Algumas dicas também podem ser aproveitadas pelas meninas.
1) Respeitem o tempo dele.
Essa é talvez a dica mais importante. As crianças demonstram quando estão prontas para este grande passo. Claro que os pais devem estimular, e quando o fizerem poderão notar se a criança já está pronta ou não. Se não for o momento, saiba esperar e não pressione.
2) Dedicação e persistência são fundamentais.
Você terá que levá-lo ao banheiro de vinte em vinte minutos.
3) Quando estiver nesse processo de tirar a fralda, pelo menos durante o dia e se estiver em casa, tire mesmo.
Ainda que ele faça xixi ou cocô pela casa (acredite, isso pode acontecer), não desista. Quando isso ocorrer peça ajuda para seu filho na hora de limpar e mostre qual o local correto.
Importante! Não brigue, grite ou coloque de castigo. Seu filhinho está em processo de aprendizagem.
4) Os vasos sanitários são grandes demais para nossos pequenos.
Então comprar um peniquinho pode ser uma ótima forma de incentivá-lo. Faça desse momento um evento e leve-o para escolher o penico. Ele vai adorar e ficar muito animado.
5) Outra opção é usar um banquinho.
Assim a criança poderá usar o vaso sanitário, mas nesse caso será imprescindível constante supervisão para evitar acidentes.
6) Entenda que o processo de aprendizagem deve ser gradual.
Primeiro leve-o sempre ao banheiro e quando ele fizer xixi, por exemplo, recompense-o de alguma forma. A recompensa pode ser verbal ou fazendo uso de algum objeto. Quando eu estava ensinando meus filhos comprei um brinquedinho que era um saco de risadas e quando eles faziam xixi eles apertavam o saco de risadas, mas quando não faziam não podiam apertar. Eles adoravam. Depois de um tempo você perceberá que eles vão começar a pedir para usar o banheiro, e quando fizerem isso, os recompense também.
7) Sempre que ele for ao banheiro o incentive a fazer xixi em pé.
Mas se ele não se sentir seguro não force, deixe-o à vontade. Com o tempo ele aprenderá.
É fundamental que nesse período você demonstre paciência, perseverança e amor. Desta maneira, quando você menos perceber, seu “grande garoto” será independente para usar o banheiro.