Como investir na qualidade de vida
Buscar a qualidade de vida é encontrar o equilíbrio e mudar hábitos não saudáveis. Ter disciplina e motivação são as chaves para conquistá-la.
Márcia Diniz
Já faz algum tempo que o tema qualidade de vida está em voga. Volta e meia saem listas com alimentos que devemos evitar, novas dietas infalíveis, a fruta ou a verdura do momento, receitas de bolo que prometem melhorar a nossa qualidade de vida e até a perder peso, se for o caso.
Estilo de vida
Mas todos nós sabemos que ações isoladas, radicais e por um curto espaço de tempo não proporcionam um resultado permanente e duradouro. A qualidade de vida vem com o equilíbrio e com o estilo de vida que decidimos levar sempre. E não com medidas e atitudes aleatórias.
Acredito que a principal pergunta é: Por que é importante a qualidade de vida?
Uma vida equilibrada
Porque uma vez que se tem uma vida equilibrada, naturalmente a qualidade de vida aparece. A vida equilibrada é aquela em que encontramos através da organização de nossa agenda, um tempo para fazer nossa atividade física quatro vezes por semana (tanto exercício aeróbio como de fortalecimento muscular com duração a partir de uma hora); conseguir conciliar nossa vida familiar e profissional; fazer uma alimentação saudável, comendo a cada quatro horas; desenvolver nossa mente através de meditação, yoga, bons livros ou cursos que nos motivem a cultivar a melhoria contínua dentro da atividade que exercemos ou com novos desafios; cultivar um hobby e relacionamentos saudáveis fazem parte da lista também.
Qualquer um pode conseguir, basta realmente querer
Mas para alguns, isso parece uma grande utopia quase impossível de ser alcançada. Está claro que para algumas pessoas pode levar mais tempo, mas qualquer um pode conseguir, desde que realmente queira deixar para trás alguns hábitos não tão saudáveis ou introduzir novos mais condizentes e eficazes ao novo estilo de vida.
A disciplina
A disciplina é um valor importantíssimo para a conquista desse objetivo. Com ela, conciliamos todas as nossas atividades na agenda e colocamo-nas em prática, e também faz com que a tentação de voltar para os nossos velhos hábitos não vença.
A motivação
A motivação às vezes é mais difícil de ser constante. Tem dias em que estamos mais ou menos motivados, e o grande truque é sempre pensar nos resultados que já alcançamos até aquele ponto e na sensação de prazer sentida depois de um dia cumprido plenamente.
Longevidade
Está claro que, intrinsecamente, pensamos em longevidade atrelada à qualidade de vida. Isso não é uma verdade absoluta, mas com certeza adotando uma vida mais saudável, naturalmente a tendência é que vivamos mais e com qualidade.
As estatísticas
As estatísticas mostram que pessoas fumantes, obesas, sedentárias, que trabalham demais, que bebem muito ou que se alimentam mal ou não são felizes, vivem menos.
Celebrar e agradecer
Esses argumentos já seriam suficientes para refletirmos sobre a vida em si. Ela é tão fugaz e na verdade poucos realmente a valorizam como tal. Celebrar cada dia, cada momento como único, agradecer pelas oportunidades que surgem, por tudo que temos, e tentarmos ser a cada dia uma pessoa melhor. Isso deveria ser nosso principal objetivo. A vida é um presente que na verdade nem escolhemos, mas que devemos agradecer, cuidar e preservar, simplesmente porque ela é única.
A sua vida influencia não somente a você, mas também a todos que fazem parte do seu entorno.
A qualidade de vida em si já é uma energia positiva, devido a todas as ações positivas que são feitas, que inevitavelmente acabam atraindo mais energia do universo e cultivando a positividade. Ao fazermos isso, estamos pensando e plantando saúde e bem-estar.