Como lidar com a crise no casamento

Como vencer as crises dentro do casamento, que demonstrações de carinho ofertar ao seu cônjuge em dias de stress e tensão, como sobrepujar juntos os momentos de dificuldades.

Fernanda Ferraz

As famílias em geral têm enfrentado muitas dificuldades no relacionamento, casais que brigam o tempo todo, crises financeiras que abalam a relação entre cônjuges, às vezes desentendimentos familiares por parte de uma das famílias, desemprego, filhos que adoeceram e exigem ainda mais a disponibilidade dos pais, ciúmes… Podem ser tantos os motivos que gerem a crise no casamento que às vezes é até difícil enxergar soluções se não houver humildade e amor.

Esse assunto é bem intenso e muitos casais ou um dentre eles sempre está em busca de melhoria para o relacionamento e com razão, pois no casamento devemos sempre estar em busca de oferecer o melhor de nós. Então, o que fazer em situações difíceis?

1- Não se fingir de cego

. Não adianta, se houver um problema, é melhor sentar para conversar, fingir não vai resolver o problema, o melhor é esclarecer os fatos.

2- Olho no olho

. Quando conversar olhem-se nos olhos, pergunte ao seu cônjuge o que em você o deixa triste e o que o deixa feliz. Se esforce para melhorar os aspectos negativos, fale também sobre seus sentimentos, abra o coração.

3- Confesse

. Confesse seus erros, admita onde errou e peça desculpas, mostre que o seu casamento é muito importante e que o ama.

Advertisement

4- Faça surpresas

. Crie um ambiente especial, agradável e romântico; prepare um jantar especial, ainda que simples; coloque sua melhor roupa; arrume os cabelos; perfume-se como se fossem para um grande encontro, como no início do namoro. Aproveite a boa música e peça para dançar, naquele momento, abrace com carinho e fale do fundo da alma o quanto a outra pessoa é importante para você. Repasse os desafios que já superaram e as metas conquistadas.

5- Lute

. Lute por quem você ama, uma planta não morre em terreno fértil, com o amor é igual, precisa ser nutrido por um dos dois; ou melhor, por ambos, mas caso o outro demonstre desânimo no casamento, se inspire a dar motivos, crie situações a fortalecer essa união, não desista, não deixe de lutar pelo outro, não se canse, todos os dias demonstre, com palavras, com afeto, com ações, mostre que vale a pena lutar e vencer juntos.

6- Bilhetinhos e cartas

. Escreva, sempre que possível, bilhetes de carinho e amor. Coloque todo o seu sentimento, enfeite o bilhete ou a carta, se quiser use a criatividade e faça você mesmo um cartão. Use cola, cartolina, folhas e flores secas, pequenos botões, enfeite da forma que quiser e não esqueça de escrever um poema, a letra de uma música ou o que vier de carinhoso à mente.

7- Filme e diálogo

. Assistam algum filme juntos que fale de amor e superação, existem alguns filmes religiosos que trazem esses temas, e depois conversem sobre o filme e como vocês podem usar os exemplos mostrados em sua própria vida.

8- Declarações

. Nada melhor que ouvir: “Eu te amo muito”. Você pode dizer isso a hora que quiser, pode ligar no meio da tarde só para dizer: “Você é importante para mim”.

Advertisement

9- Flores e um sorriso

. Toda mulher ama receber flores, não importa se é um pequeno ou grande ramalhete. Nos sentimos amadas, cuidadas, percebemos o empenho do outro de presentear e demonstrar, e a surpresa é ainda melhor, quando menos se espera receber esse carinho em forma de flores e sorrisos.

10- Orar

. Em momentos de dificuldades, buscamos força superior no Pai Celestial. Quando nossas forças são pequenas e não conseguimos enxergar solução, ser humilde, ajoelhar-se e orar, buscar orientação espiritual para qualquer desafio e ser constante nessa conversa com Deus, realmente realiza milagres.

Você pode orar por seu cônjuge, por seus filhos e para receber orientação de como resolver os problemas de uma crise. O casal pode também orar juntos. Às vezes um pode mostrar certa resistência, mas como disse anteriormente, não desista, se seu parceiro não quiser orar, faça sua parte, tenha fé e confie no Senhor.

11- Não pressione

. Explique sempre os motivos, as razões para que vocês possam caminhar numa mesma direção, mas não pressione. Fale com harmonia, sem gritos, sem conflitos, mostre a direção e seja paciente.

12- Bombons e biscoitos

. Que tal presenteá-lo com os bombons ou biscoitos preferidos do parceiro, ou o doce que ele mais gosta? Ponha numa taça e saboreiem juntos.

Advertisement

13- Alegria

. Mostre alegria em estar juntos, brinquem, conversem, façam cócegas um no outro, não existe idade para amar, todos nós temos uma parte de criança e isso faz bem. Esqueçam os problemas e desfrutem de momentos juntos, faça caretas, se divirtam e riam juntos, o riso sincero de amor traz felicidade e contagia.

14- Aproveite

. Aproveite os momentos a dois. Se seu esposo gosta de correr, mesmo que não seja seu esporte favorito, acompanhe-o nessa atividade e corram juntos, é um ótimo momento para exercitarem-se e estar ligados. Se sua esposa gosta de costurar, sente ao lado dela, conversem, leia em voz alta aquele trecho do livro que você está lendo e debatam saudavelmente sobre ele.

15- Estudem

. Estudem juntos as escrituras, coloquem-se na posição da experiência ocorrida e vejam pelo exemplo de Jesus ou os profetas qual foi a melhor escolha feita. Todos nós vivemos desafios em alguns momentos da vida, desafios mais leves outros mais pesados, não importa que idade você tenha, se há amor você pode ter 90 anos e ainda brincar com seu cônjuge. O valor de ser criança em qualquer idade é porque podemos mostrar pureza e inocência em nossas atitudes.

Mostramos sugestões simples, mas capazes de fortalecer um casamento. Pode levar dias, meses ou anos, mas o importante é nunca perder as esperanças e jamais desistir de quem se ama. Vocês casaram para tornarem-se um, portanto, um há de completar o outro.

O homem ou mulher que não busca a felicidade do outro, nunca será feliz sozinho.

Advertisement

Vivam com amor.

Para mais dicas veja o artigo: Como ajudar o cônjuge a entender que o divórcio não é a melhor decisão.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.