Como lidar com a diabetes gestacional
O diabetes pode aparecer na gravidez, mas veja como você pode controlá-lo.
Pamela Dayane Alves Silva
Todas as mulheres quando decidem ficar grávidas anseiam por uma gravidez saudável, tranquila e desfrutar com alegria cada momento. E era para ser sempre assim: momentos mágicos. Mas, infelizmente, alguns problemas de saúde podem surgir na mamãe, como o diabetes gestacional que é o aumento dos níveis de açúcar no sangue. Esse problema pode ser descoberto, geralmente, na 24º semana de gestação. Mesmo surgindo esse problema, pode-se seguir com uma gestação tranquila, desde que se siga um estilo de vida mais adequado para essa situação.
Porém, muitas mamães se perguntam: “Como assim estou com diabetes? E agora? O que devo fazer? E meu filho ficará bem?”
Como surge o diabetes
Mamães, o diabete pode surgir devido a um hormônio que a placenta produz para ajudar o bebezinho a crescer, o Lactogênio Placentário, também responsável pela preparação dos seios para a amamentação, o que pode fazer com que haja um mau funcionamento da insulina produzida pela mamãe, impedindo ela de funcionar, em alguns casos.
Informação é a chave
Agora, você precisa se informar a respeito da doença, o que ela causa e seus sintomas, para poder lhe trazer mais segurança e saber distinguir o que é um sintoma natural da gestação e o que não é. Alguns sintomas do diabetes na gestação não se diferem muito do diabetes em outras fases, seguem algunsvisão embaçada, infecções na bexiga, pele e vagina, perda de peso.
Dieta e controle do açúcar
O que você precisa fazer é seguir uma dieta com baixo teor de açúcar e carboidratos. Mas atenção mamãe, nada de seguir uma dieta que não seja fornecida por seu médico ou nutricionista. Dietas que não são bem elaboradas podem causar deficiência de vitaminas e nutrientes necessários para a formação desse bebezinho que você está ansiosa para ver.
Em alguns casos, mesmo tendo uma vida equilibrada e com uma dieta saudável, algumas mulheres necessitam tomar insulina, que são injeções aplicadas em alguns lugares específicos do corpo. Não se assuste, é fácil de fazer. Os níveis de glicose (açúcar no sangue) têm que ser medido diariamente com a ajuda de um medidor de glicose.
Cuidados com o bebê
Sobre o bebê, mamães, vocês já ouviram falar de macrossomia? É quando o bebê tem um grande aumento de peso fora dos padrões, ocasionando uma incidência maior de cesarianas. Porém, isso só ocorrer se o diabetes não for controlado. O maior objetivo do controle do diabetes, nesta fase, é para evitar que o bebê fique obeso. Se o diabetes estiver controlado, não se preocupe, ele nascerá saudável e pronto para receber seu amor e carinho.
Não deixe de fazer um acompanhamento mesmo após o parto, mulheres que desenvolveram diabetes gestacional tem grande chance de se tornarem diabéticas, principalmente, se já houver casos na família. Agora, você já sabe um pouco mais sobre o diabetes gestacional, não é um bicho de sete cabeças e você poderá levar uma gestação tranquila e saudável.