Como lidar com a solidão

Há diversos tipos de solidão, ela já inspirou poetas e escritores, já fez pessoas caírem mas já fez com que pessoas mudassem pra melhor.

Guilherme Kuceki

O bebê enfrenta a solidão enquanto chora no seu berço e ninguém vem acudi-lo por alguns segundos. Uma criança enfrenta a solidão quando se perde dos pais no supermercado, fica sem saber o que fazer, chora, corre e pede ajuda. O adolescente se perde no meio da multidão quando se sente deslocado, não amado e diferente. Já a solidão dos adultos, essa é uma solidão diferente, pode ser causada por diversos fatores e muitas vezes leva a pessoa a preencher os vazios com os excessos, sejam eles de exercícios físicos, comida, trabalho e às vezes com vícios.

A palavra solidão muitas vezes perde seu significado comum de estar sozinho fisicamente e passa a ser interpretado como um sentimento que pode ser sentido independentemente de estar fisicamente só ou rodeado por pessoas.

O escritor estadunidense William Cuthbert Faulkner cita o tipo de solidão sentida por aqueles que procuram fugir de si mesmos, ele diz: “Ele supunha que era à solidão que tentava escapar, e não a si mesmo.”

Seja qual for seu tipo de solidão lembre-se

  • Há um Deus que se importa com você, sabe o que você está sentindo e confia que você vai vencer e crescer com as provações.

  • Jamais pense que substâncias como drogas, álcool ou cigarro irão te aliviar ou te trazer alegria, elas cobram seu preço alto rapidamente e mesmo com uma falsa sensação de alívio pioram muito qualquer situação.

    Advertisement
  • Você deve orar.

  • Converse com seus familiares.

  • Não pense muito sobre a situação, mas procure esquecer, sorrir e sentir alegria.

  • Faça uma lista “Sou grato por…” e enumere todas as coisas pelas quais você é grato.

  • Cuidar de um animalzinho de estimação ajuda a ficar animado.

    Advertisement
  • Esqueça-se de você mesmo e sirva ao próximo, tente ajudar pessoas que pareçam solitárias ou faça trabalhos voluntários.

  • Ocupe seu tempo com boas coisas, aproveite para desenvolver talentos.

  • Procure aumentar sua fé para ter o sentimento de que tudo vai valer a pena se você fizer o que é certo.

Jesus Cristo ensinou que devemos ter bom ânimo e esperança, ele disse: “(…)no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33.

Escolha tirar o melhor dessa situação, decida vencer o mundo e suas aflições. 

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Guilherme Kuceki

Guilherme Kuceki é consultor SAP e professor, e trabalha como Gerente da Comunidade e Publicista para o site Familia.com.br.