Como lidar com acidente vascular cerebral

Não se pode perder tempo quando alguém está apresentando algum destes sinais, quanto mais cedo vier o atendimento, melhor serão os resultados, ou seja, menores serão as sequelas.

Pamela Dayane Alves Silva

Existem 2 tipos de AVC / E (Acidente Vascular Cerebral ou Encefálico), mais popularmente conhecido como Derrame, o Isquêmico é o mais comum, e o hemorrágico que não apresenta sinais, na maioria dos casos, e é o mais grave.

O Isquêmico é quando se tem uma falta de oxigenação em alguma parte do cérebro, causando a morte de células. Isso ocorre pela interrupção do fluxo sanguíneo. É caracterizado como grave.

O Hemorrágico é quando se tem um rompimento de um vaso sanguíneo, espalhando o sangue pelo crânio, causando o aumento da pressão cerebral. A falta de oxigênio nas células pode levar a morte em questão de minutos. Dependo da parte afetada, pode deixar sequelas.

Geralmente, existem sinais pré-AVC, ou seja, algumas anormalidades apresentadas por quem está prestes a sofrer o AVC, são elas:

  • Dormência ou fraqueza em um dos lados do rosto, pernas ou braços de um dos lados do corpo.

    Advertisement
  • Fica confuso, desorientado, fala arrastada e de difícil dedução.

  • Escurecimento parcial ou total da visão em um ou ambos os olhos.

  • Tontura, dificuldade em caminhar, falta de coordenação motora.

  • Fortes dores de cabeça repentina.

  • Em alguns casos, há crise convulsiva ou perda da consciência.

    Advertisement

Não se pode perder tempo quando alguém está apresentando algum desses sinais, quanto mais cedo vier o atendimento, melhores serão os resultados, ou seja, menores serão as sequelas, que serão notadas quando o quadro estiver estabilizado.

Mas muitos se perguntam:” E agora, como cuidar de alguém que sofreu um AVC?”

Realmente, os primeiros dias após o AVC não serão muito fáceis, devido ao processo de adaptação a esta nova realidade por parte de quem sofreu e de quem está cuidando. Em alguns casos, precisa-se de ajuda especializada de alguém ou de uma equipe, isso vai depender da gravidade das sequelas, em grande parte transitórias.

Precisa começar pelo local que receberá o doente

O quarto precisará ser adaptado, dê preferência a uma cama hospitalar, pelo menos no início, isso facilitará os cuidados.

Assentos como cadeiras precisarão ter apoio e encosto para o antebraço e mãos.

Advertisement

Estimule, constantemente, o lado afetado. Tente deixar os objetos que ele necessita desse lado do corpo, para ajudar o estímulo. Tente disponibilizar os objetos do quarto de maneira que o force a usar o lado paralisado.

Fisioterapia:

Muito importante para a reabilitação do doente. A fisioterapia fará toda a diferença para que ele volte a ter uma vida ativa e saudável. Geralmente, um especialista lhe dará toda a instrução para que você possa realizar sozinha em casa com ele. Essas instruções são compostas por movimentos e posições, seguem algumas:

Na cama

Movimentos

Role o paciente para o lado afetado e não afetado.

Nesse processo, serão realizados movimentos como dobrar as pernas (ajude-o com a perna afetada), peça que entrelace os dedos e estique os braços. Esse movimento pode ser feito tanto deitado como sentado, se estiver deitado, peça para ele tentar se virar.

Advertisement

Posições

Importante para evitar úlcera de pressão (feridas nas extremidades ósseas), e para estimular a circulação, melhorar o conforto e evitar o aumento dos tônus musculares.

As posições adequadas aos portadores de AVC são:

Nesse caso, precisará de alguns apoios como travesseiros e almofadas para evitar que o lado afetado fique caído, como os ombros, braços e o quadril. Peça ajuda ao enfermeiro que lhe mostrará como fazer.

Sentado

Apoie bem os pés no chão, entrelace os dedos e gire o copo para um Lado e para o outro. Isso o ajudará a ter equilíbrio e a permanecer sentado.

Advertisement

Esses são alguns dos procedimentos comuns, mais existem vários outros que podem ser feitos como, movimento em ponte (levantar o quadril da cama), balançar joelhos, estimular a fala, realizar a transferência da cadeira para cama e vice-versa. Mas sempre peça a colaboração do afetado pelo AVC, e não faça por ele ou o auxilie.

A melhor coisa a fazer segundo o Neurologista Rubens Gagliardi é a prevenção para que isso não ocorra com você. O aumento de peso causa o aumento da pressão arterial, maior responsável pelos “derrames”. Faça exercícios físicos, siga uma dieta equilibrada, não fume, não beba, faça exames periódicos. Cuide-se! Sua família precisa de você saudável.

Toma un momento para compartir ...

Pamela Dayane Alves Silva

Adoro meu lar, meu esposo e minhas filhas são uma benção em minha vida. Sou mãe 24 horas e amo isso. Sou Técnica de Enfermagem, adoro poder transmitir um pouco de carinho a quem está passando por momentos delicados.