Como montar seu próprio website
Conheça ferramentas que vão te ajudar na criação de seu próprio site.
Guilherme Kuceki
Um site, palavra da língua inglesa que significa lugar ou local, é um conjunto de imagens, palavras e efeitos organizados, que podem ser acessados de quaisquer pontos no mundo onde haja internet. Os sites são identificados através de um link (conexão, ligação) que permite ao usuário acessar aquelas imagens e palavras que estão armazenadas em um determinado local que recebe o nome de servidor.
Para que a visualização de um site seja mais rápida em diversos países, grandes sites usam vários servidores pelo mundo, agilizando o processo de carregamento dos mesmos em seu navegador.
Hoje em dia o que é virtual também pode ser patrimonial, existem sites como, por exemplo, o Facebook e Youtube que possuem valores exorbitantes ultrapassando os bilhões de dólares. Esses sites com milhões de acessos diários são um grande meio de publicidade, e o valor pago pelas propagandas são uma das maiores rendas de um site.
Como ter seu próprio site?
Essa tarefa está se tornando cada dia mais fácil, com milhares de criadores de sites, qualquer pessoa pode ter sua página na web. Existem criadores gratuitos e bem completos como o WIX e também o GoogleSites.
Com o WIX você pode criar um site em Flash e em HTML5 que é a tendência em criação de websites. Adicionar um tópico, imagem ou vídeo, mudar a fonte, a aparência entre outros. São tarefas simples e se você tiver dificuldade pode buscar por tutoriais na internet.
Editores de sites
Esses editores permitem criar um site com maior controle sobre os elementos visuais das páginas, alguns exemplos de programas assim seriam o DreamWeaver, NVU, Trellian WebPage 4 e WebAcappella.
Sites feitos com os editores de sites necessitam de servidores apropriados para a publicação de forma que eles estejam acessíveis na internet. Você pode contratar uma empresa de hospedagem profissional ou utilizar uma empresa que ofereça o serviço de hospedagem gratuitamente.
Blog ou site?
Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequente de informações pode ser considerado um blog.
A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins, como por exemplo, divulgar seus talentos e trabalhos. Uma das vantagens dos blogs é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado. Em minha opinião um dos melhores sites para fazer um blog é o WordPress, pois é simples e muito moderno.
Boa sorte! Quem sabe você não monta um site que vai ajudar milhares de pessoas.