Como o conhecimento do amor de Deus por nós ajuda em nossa vida

Sentiremo-nos mais fortes para enfrentar as dificuldades da vida se colocarmos nossa fé no amor que Deus tem por nós.

Erika Strassburger

O nosso aperfeiçoamento depende das experiências de vida. Quem nunca se sentiu desamparado, triste e fraco diante de uma tribulação, e quando a tempestade passou, sentiu-se mais forte? É isso que acontece quando somos provados. “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo.”

1 Pedro 1:7. Assim como o ouro precisa passar pelo fogo para ser purificado, precisamos enfrentar os obstáculos da vida para nos tornar pessoas melhores.

Deus nos ama e está disposto a nos ajudar. Ele deseja que encaremos os desafios da vida com mais esperança. Ele enviou seu Filho, Jesus Cristo, para nos ajudar a levar a nossa carga, se o deixamos. Cristo fez o seguinte convite: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30.

Como podemos conhecê-lo melhor, sentir seu amor e encontrar o prometido descanso?

1 – Buscando a Sua ajuda

Diversos trechos das escrituras sagradas fazem menção à importância da oração. Em Mateus lemos: “Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.” Mateus 7:8. Temos direito ao auxílio divino, precisamos tão somente solicitá-lo.

Advertisement

2 – Guardando os Seus mandamentos

A probabilidade de que tenhamos mais saúde, segurança, paz, felicidade e outras bênçãos, aumenta significativamente quando guardamos os mandamentos. Quem pensa que os mandamentos de Deus oprimem as pessoas não compreende o seu propósito. Jamais seremos oprimidos ou escravos da verdade. A verdade liberta. Os vícios, sim, escravizam.

Quando guardamos os mandamentos aprendemos mais sobre Jesus Cristo e o Pai Celestial e podemos sentir fortemente o Seu amor. “E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.” 1 João 2:3.

3 – Conhecendo-O através das palavras dos santos profetas

Nas escrituras sagradas aprendemos sobre a Deidade e Sua natureza divina. Aprendemos o que o Senhor espera dos seus filhos. Através das palavras inspiradas dos profetas sentimos Deus se comunicando conosco, dizendo-nos o que quer que façamos ou o porquê de determinadas coisas estarem acontecendo. Acima de tudo, lendo as escrituras podemos sentir o amor de Deus por nós. Sentimos sua mansa voz nos encorajando, nos acalentando.

4 – Sabendo quem somos

Somos filhos de Deus e não Suas criaturas. Os animais, as plantas e outras formas de vida, sim, são suas criaturas. O salmista disse: “Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.Salmos 82:6. Temos uma centelha divina ardendo dentro de nós, herdada do nosso Pai.

Não importa a nossa aparência, se somos ricos ou pobres, se temos saúde ou não, em que região do mundo nós vivemos – somos todos filhos do mesmo Pai. Quando temos a visão correta de quem nós somos, fica mais fácil entender e aceitar o que acontece em nossa vida.

Advertisement

5 – Tendo esperança no porvir

Nutrir a esperança na vida eterna ajuda-nos a encarar as dificuldades com olhos mais otimistas. Lembramo-nos de quão importantes elas são para o nosso aperfeiçoamento. “(…) como o barro na mão do

oleiro

, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”

Jeremias 18:6. Deixamos de ser imediatistas, pois lembramos que há felicidade depois da morte, e que, para alcançá-la, precisamos fazer a nossa parte. “Mas aquele que perseverar até o fim será salvo.”

Mateus 24:13.

Advertisement

Quando temos em mente que as dificuldades são para o nosso bem, podemos tirar melhor proveito delas. E quando aprendemos ou nos lembramos de que não estamos sozinhos nessa jornada, sentimo-nos consolados e encorajados a prosseguir. “Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida terna.”

Judas 1:21.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.