Como orar por si mesmo

Ao orar por nós mesmos, Deus não espera que façamos algo, mas que tenhamos nos tornado como Ele espera.

Guilherme Kuceki

Acredita-se que a oração tenha vindo dos primórdios da humanidade. Há relatos de que até mesmo as pessoas que não costumam orar e se declaram sem crenças, se estivessem em uma situação perigosa começariam, em seu íntimo, a pedir por ajuda de algum ser superior. Acredito que há um princípio bem interessante nessa afirmação.

Uma das definições de oração no dicionário Michaelis é, elevação da alma a Deus. É uma conversa sincera com Deus, uma súplica. Para saber mais sobre oração leia o artigo, Como orar com eficiência.

Normalmente oramos pelo bem das pessoas que amamos, pedimos pela segurança de nossas famílias, por saúde e orientação. Porém, às vezes, somos levados a situações em que precisamos de coisas específicas para nós mesmos. Para orar por si mesmo não existe uma fórmula, no entanto, Deus espera que nosso coração esteja em certas condições ao orar pedindo por interesses pessoais.

Para cristãos ou não cristãos, Jesus Cristo deu um grande exemplo sobre como deve estar nosso coração e nossos pensamentos enquanto oramos por nós mesmos. No livro de Marcos, no Novo Testamento, no décimo quarto capítulo, no trigésimo sexto versículo, se relata um momento especial, no qual Jesus se aproximava de sua morte e estava prestes a sofrer muito pelos erros dos homens. Enquanto orava a Deus, ele disse: “Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres”.

Portanto, ao orar por si mesmo pergunte-se:

Advertisement

Meus desejos são justos e necessários?

Pense se seu desejo se consiste em ambição por coisas materiais, se prejudica outra pessoa e se você o concederia a outra pessoa caso ela pedisse a mesma coisa.

Sou humilde e reconheço que a vontade de Deus é o que mais importa?

Assim como uma criança que não entende os pensamentos dos pais, mas sente o amor deles mesmo quando o proíbem de fazer algo, tenha em mente que o Senhor enxerga muito mais à frente que você e sabe o que é melhor.

Tenho fé que Deus realmente ouve minha oração?

É preciso acreditar de todo coração. Ore sem duvidar. Se tiver falta de fé, você pode orar pedindo para ter mais fé.

Sou uma pessoa que busca fazer o que é certo sempre?

Não exija perfeição de si mesmo, porém analise se você vem vivendo como um bom pai, mãe, filho ou filha. Se você procura fazer o que é certo e é honesto sempre.

Deus dá a seus filhos quando pedem, abre quando batem e ajuda-os a achar quando procuram. 

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Guilherme Kuceki

Guilherme Kuceki é consultor SAP e professor, e trabalha como Gerente da Comunidade e Publicista para o site Familia.com.br.