Como parar de se punir por ter feito uma má escolha
A punição traz dor. Veja como seguir em frente, mesmo quando uma má escolha foi feita, e buscar felicidade e harmonia em sua vida tendo paz interior.
Fernanda Ferraz
Algumas vezes na vida, tomamos decisões e caminhos errados. Erramos porque somos imperfeitos e, às vezes, não enxergamos as coisas como são realmente. Podemos nos sentir culpados ou muito mal por termos feito uma escolha ruim, mas temos a condição de retornar para o caminho correto, descarregar o peso sentido e obter perdão para a alma, que é como um bálsamo de alívio. Como, então, você pode parar de se punir por ter feito uma má escolha?
Primeiro passo, busque pedir perdão. Esse é o primeiro passo para aliviar o peso, ainda que seja muito doloroso para você relembrar das atitudes cometidas ou ter a consciência pesada pelo que fez, principalmente, quando você ofendeu ou magoou alguém. Converse com a pessoa, e ainda que seja muito difícil contar, peça perdão a ela, porque o peso não irá diminuir de outra forma.
Esqueça
. Após conversar com a pessoa e obter seu perdão, vendo de uma perspectiva bem positiva, pare de pensar no que fez e na dor que causou, relembrar só vai alimentar e trazer mais pesar e culpa.
Ocupe a mente
. Coloque boas coisas em sua mente, trabalhe de forma positiva, você pode até se cobrar, mas de modo perseverante. Faça coisas boas das quais você gosta.
Evite
. Evite ver pessoas que talvez tenham lhe influenciado na decisão dessa má escolha, distancie-se, evite também conversas sobre o assunto, deixe os erros no passado e diga a si mesmo e aos outros que seu presente é feito e planejado por bondade e luz.
Não se torture
. Não fique remoendo esse assunto nem se distancie das pessoas que desejam seu bem. Não pense que por ter cometido esse erro, você não merece ser feliz.
Faça boas atividades
. Leia bons livros, conteúdo do bem, que lhe dê boas lições de vida e superação, veja e ouça também coisas que te elevem e te tragam alegria.
Não retorne
. Se esses erros foram cometidos em algum lugar, não retorne a ele, evite-o, pois só trará lembranças ruins. Se você utilizou algum objeto ou elemento para machucar ou ferir de algum modo a você ou a outra pessoa, jogue-os no lixo, queime-os, extermine-os, mas não os mantenha contigo.
Pare
Pare com a tortura mental, ela é muito traiçoeira, deixa você depressivo e angustiado, talvez faça você ter sentimentos de inutilidade e fraqueza. Não deixe esses pensamentos negativos governarem a sua vida!
Ore mais
. Converse com Deus quando não se sentir bem, peça sua ajuda e auxílio para superar esses erros, abra o coração e converse com ele quantas vezes for necessário, com certeza, ele lhe dará alento.
Faça coisas boas
. Um meio bem eficaz de superar os erros e não se punir é fazer coisas boas. Tente ajudar mais as pessoas a sua volta, talvez servir como voluntário numa instituição filantrópica. Fazer atividades boas são excelentes para superar os problemas individuais.
Ame-se mais. Não desista de você nem de ser feliz, ame-se, cuide do lado espiritual e emocional. E faça com que as escolhas boas superem as ruins.