Como posso confiar em meu melhor amigo sem duvidar
A confiança em nós próprios e nas outras pessoas é de estrema importância. E quando seguida de atributos como amor e íntima compaixão tem-se apenas motivos para se alegrar.
Francione Sousa
O que poderíamos chamar de confiança? É a capacidade que temos de acreditar, ter fé e esperança em uma pessoa, sem duvidar. Quando confiamos nas pessoas, não temos dúvidas nenhuma que elas serão leais a nós. Principalmente, quando essa pessoa é o nosso melhor amigo, essa dúvida não deve existir jamais. Porque amigo é aquela pessoa com a qual nos sentimos muito feliz e bem na companhia dele, queremos partilhar sentimentos de lealdade e afeição.
É um pena que o mundo cruel em que estamos vivendo hoje tem distorcido esse valor e poucas amizades ainda continuam tão sólidas. Muitas vezes, ouvimos e lemos textos, poesias, canções sobre confiança, porém, na realidade, o que os autores estão focalizando é a desconfiança em vez da confiança. Ressaltam que não devemos confiar nas pessoas e usam até citações bíblicas “(…) Maldito o homem que confia no homem (…)” (Jeremias 17:5), pensam que se você confiar em seu melhor amigo, ele terá um outro melhor amigo que também partilha das informações. Também escrevem que devemos confiar apenas em Deus. E assim as pessoas entram no ciclo da desconfiança e não no ciclo da confiança.
Mas quando temos a disposição de confiar em uma pessoa e, principalmente, sendo alguém que professamos ser nosso melhor amigo, não haverá espaço para dúvidas. O tempo tem solidificado a amizade, experiências estão sendo vividas. Quando vivemos desconfiando e duvidando de tudo e todos, como se estivéssemos a espreita, não estamos nos dando a chance de conhecer ninguém, não estamos nos permitindo conhecer a bela essência do ser humano. Quando confiamos nas pessoas, estamos também passando confiança para elas e, nesse sentido, elas irão continuar se esforçando para serem dignas de confiança. Assim é com seu melhor amigo. Quanto mais você demonstrar confiança para ele, mais ele terá motivos para ser confiável e leal a sua amizade. Reflita sobre essa frase de Samuel Johnson: “É melhor sofrer uma injustiça que praticá-la, assim como às vezes é melhor ser enganado do que não confiar.”
Se não confiamos em ninguém, nem em nosso melhor amigo, vai existir um momento em que iremos nos isolar do mundo, e ninguém consegue ser feliz sozinho no mundo, você consegue? Não devemos praticar desconfiança e nos mantermos afastados das pessoas que nos cercam. Não se pratica desconfiança, pratica-se confiança. E é com essa finalidade que esse artigo foi escrito, com o propósito maior de ajudar você a praticar confiança em seu melhor amigo, sem duvidar.
-
Se você já ouviu essa frase: “Confie desconfiando”, elimine ela de seu vocabulário, de sua vida, de sua fala. Não confiar e desconfiar, ou é uma ou é outra. Decida confiar em seu amigo. Isso não significa que você deva contar todos seus pensamento e toda sua vida para ele. Todos nós temos assuntos que são parte nossa e não de outra pessoa.
Advertisement -
Lembre-se que quando somos amigos, estamos sendo humanos e se relacionando com nós mesmo. Aristóteles escreveu que: “A pessoa excelente se relaciona com seu amigo do mesmo modo que se relaciona consigo mesmo, uma vez que um amigo é um outro eu.”
-
Ame seu amigo, pois quem tem amor tem confiança.
-
Deixe ouvir a voz que vem do coração, pois amigo, como disse Milton Nascimento, é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito. E confiar.
Nunca desista de ser feliz ao lado de um bom amigo. Quando amamos, não temos dúvidas.