Como preparar seu filho para a pré-escola
Maneiras práticas de preparar seu filho para começar a frequentar a escola.
Simony Parrela
Ah! O primeiro dia de aula… Difícil dizer quem tem mais expectativas e receios, seu filho ou você! Essa nova fase da vidinha dele vai ser cheia de descobertas, mas também de mudanças. Algumas crianças levam essa época de transição com muito mais tranquilidade do que outras, é verdade. Mesmo assim, já percebemos, como pais, que grande parte das ações dos filhos pequenos dependem do que ensinamos e são um reflexo da maneira que nós, pais e adultos, agimos. Por isso mesmo, saiba que com um pouco de preparação e calma, a preparação correta para que seu filho comece a ir para a pré-escola pode deixar tudo mais fácil – tanto para você quanto para ele.
Saiba algumas coisas que você pode fazer para preparar seu filho e fazer com que todo o processo flua tranquilamente:
Prepare a cabecinha do seu filho antecipadamente
Seu filho precisa ir se acostumando com a ideia de que logo ele vai pra escolinha com muita antecedência. De fato, quanto antes você começar, melhor! Se ele vai começar a ir para a escola com 4 anos, desde os 3 você pode começar falando como escolinhas são incríveis! Sempre diga coisas boas para que ele fique não apenas preparado, mas mesmo empolgado para começar a ir para a escola. Diga coisas como: “Quando a mamãe era pequena, adorava ir para a escolinha por causa disso e aquilo. Você também vai adorar!” ou ainda: “A escolinha tem tantas coisas legais! Você vai ter uma professorinha e coleguinhas… Mas você não pode ir ainda, só quando crescer mais um pouco”. Coisas assim vão enchê-lo de expectativas.
Faça da compra de materiais um “evento”
Muito provavelmente você não vai ter uma lista de materiais lá muito grande para comprar nessa época. Mesmo assim, faça com que 1 ou 2 itens sejam extremamente divertidos de comprar, ou ainda dê como um grande presente. “Aqui esta a sua… mochila!” ou “Vamos sair juntos para escolher uma lancheira que você goste”. Não deixe ele usar o item fora da escola, para que seu filho fique morrendo de vontade de estrear seu presente de uma vez.
Leve seu filho para conhecer a escola antes
Se puder, alguns dias antes dele efetivamente começar a frequenter a escola, leve-o para ver o local, as crianças na sala, o parquinho ou o que seja. Dessa forma, quando o primeiro dia chegar, não vai ser um local totalmente novo e diferente. Além disso, se você mostrar tudo de forma divertida e falar coisas como “Olha que legal todo mundo de uniforme! Você também pode ganhar um se comportar-se certinho, que tal?” ou “Aqui parece ser muito legal… Será que a gente consegue que você venha também? Mamãe vai tentar” ele vai, novamente, ficar cheio de vontade de finalmente poder vir.
Não faça drama
Quanto mais você tratar a escolinha como algo divertido e normal, menos seu filho vai perceber que isso é de fato uma mudança na vida dele. Na hora de se despedir, faça como uma coisa que não é muito importante ( “Thau, querida, mamãe volta pra te buscar daqui a pouquinho,ok? Se divirta bastante por que eu já volto, hein? Não podemos demorar!). Dessa forma seu filho vai pensar que ficar na escola deve ser tão divertido que vocês nem vão ficar muito tempo ali. Evite despedidas chorosas (mesmo que você esteja morrendo por dentro do seu bebê já estar indo pra escola!), abraços longos e apertados e mil recomendações nos primeiros dias, ou a criança vai perceber que alguma coisa está errada.
Lembre-se: Faça com que seu filho acredite que a escola é um lugar ótimo e divertido. Isso vai fazer não apenas que os primeiros dias de aula sejam tranquilos, mas também com que ele se acostume com a idéia de que aprender coisas novas é uma alegria!