Como prevenir os efeitos ruins da televisão
Cuidado com o que está entrando em sua casa e educando os seus filhos! Conheça mais sobre os efeitos ruins da televisão no desenvolvimento das crianças.
Guilherme Kuceki
A televisão é presente nos lares pelo mundo e tem influência significativa quanto à educação recebida dos pais. Estudos apontam que crianças expostas frequentemente por um longo período de tempo em frente à televisão, tendem a desenvolver algumas características como:
Consumismo
Com milhares de propagandas rápidas e contagiantes, a televisão bombardeia seus telespectadores com imagens que associam o produto à diversão e felicidade. As crianças, que são propícias a serem moldadas, acabam por adquirir desejos compulsivos e consumistas.
Isolamento Social
Certamente por não haver interação do telespectador diretamente com o programa de televisão, ao contrário da internet, por exemplo, a criança acaba se tornando passiva e mais tímida encontrando seu refugio virtual na televisão.
Sexualidade precoce
Infelizmente as crianças acabam vendo cenas insinuantes e ouvindo conversas de caráter sensual na televisão todo o tempo. As crianças até os sete anos de idade, principalmente, possuem grande tendência de imitar aquilo que veem, essas cenas acabam por atropelar o desenvolvimento natural da criança, podendo deixar sérias cicatrizes mentais e influenciarem em certos tipos de comportamentos.
Obesidade
A televisão pode acabar tomando o tempo de atividades físicas e propiciando um bom momento para comer guloseimas. Se isso se tornar algo constante acarretará provavelmente a obesidade.
“O estudo demonstra mais uma prova de que os pais deveriam tirar o televisor do quarto das crianças”, disse Thomas Robinson, diretor do Centro de Peso Saudável do Hospital Infantil de Stanford, se referindo a um dos estudos feito pela Universidade de Stanfordque comprova a queda no desempenho escolar de crianças que possuem televisão no quarto.
Como prevenir os efeitos da televisão?
1- Lugar de televisão não é no quarto! Muitos pais se preocupam com o que os filhos aprendem no ambiente escolar, mas se esquecem dos maus exemplos que são transmitidos através de novelas e programas baixos na televisão.
2- Tempo. É preciso haver limites ou condições para que o uso da televisão não seja excessivo.
3- Programação de atividades alternativas. Muitas vezes a televisão acaba sendo escolhida pelas crianças por falta de atividades.
4- Reforço em outras atividades. É essencial que os pais elogiem os filhos por cumprirem deveres ao invés de somente criticar e dar broncas.
5- Filtro parental. Os sistemas de televisão por assinatura geralmente possuem a opção de bloqueios de canais, faixas classificativas e horários. É muito importante prevenir que as crianças vejam o que não devem. O exemplo é essencial, afinal, o que não é bom para as crianças também não é bom para os adultos.
Pais, não permitam que a mídia eduque os filhos que estão sobre seu dever educar, para que eles sejam íntegros e puros, se tornem boas pessoas e bons pais.