Como resistir às tentações
Veja onde você pode buscar forças e proteção para resistir ? s tentações e encontrar a felicidade.
Erika Strassburger
Travamos batalhas diárias, de vários tipos, e as piores delas são as contra as tentações. Lidar contra nossas fraquezas exige força e diligência. Cada ser humano tem um “calcanhar de Aquiles” que lhe tira o sossego e o deixa apreensivo diante da possibilidade de cair.
Estamos em meio a uma terrível guerra entre o bem e o mal.“N ão temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Efésios 6:12. Precisamos tomar uma decisão importante: escolher de que lado ficar.
O nosso pior inimigo não pode ser visto. Somos constantemente tentados por um ser que quer a nossa ruína. Ele quer que sejamos tão miseráveis quanto ele próprio, que sejamos fracos, inconstantes e vulneráveis às suas investidas. Ele não dorme. Ele conhece-nos, e sabe quais são nossos pontos fracos. Por isso ele vai tentar nos pegar sempre que vir uma brecha.
Mas você não está sozinho nessa batalha. Veja o que você precisa fazer e onde buscar proteção:
1 – Reconheça seus pontos fracos
As tentações a que as pessoas estão sujeitas podem ser as mais variadas: comer além da conta, falar mal das pessoas, mentir, ser desonestas. Para muitas pessoas, sentimentos como inveja, ciúmes, raiva e cobiça são grandes Golias que precisam ser mortos diariamente. Para outras, adorar Deus acima de seus bens materiais é uma missão praticamente impossível.
Identifique as suas fraquezas antes de tudo.
2 – Fuja das situações de risco
Evite aquilo que possa lhe fazer cair. Se você se sente atraído por alguém que não seja o seu cônjuge, procure ficar longe dessa pessoa. Evite, acima de tudo, ficar sozinho com ela. Se você tem compulsão alimentar, evite comer sozinho, menos ainda na frente da TV. Se sua fraqueza for a pornografia, instale programas que bloqueiam esse tipo de conteúdo no seu computador, coloque-o num local da casa onde as pessoas circulam e evite navegar por sites suspeitos. Enfim, fique na defensiva em relação a tudo o que girar em torno do que é uma tentação para você.
3 – Revista-se de “toda a armadura de Deus”
Como numa batalha em que os soldados precisam estar devidamente protegidos para não serem feridos gravemente ou morrerem, caso sejam atingidos em partes vitais do corpo, você pode contar com uma armadura completa que te ajudará a resistir às tentações.
Em Efésios 6 há uma descrição dessa indumentária: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais (…) resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pésna preparação doevangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”. Efésios 6:14-17.
Ter sempre em mente as verdades do Evangelho, procurar desenvolver a sua fé, buscar a justiça divina, estudar as escrituras e ter como meta a salvação são coisas que lhe protegerão e ajudarão “resistir o dia mau”.
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”, Mateus 26:41 é outro conselho fundamental.
4 – Lembre-se de que você pode resistir
Apesar de corrermos sérios riscos de cairmos em tentação, caso nos deparemos como o objeto de nossa fraqueza e estejamos em situação de risco, temos uma grande promessa, a de que não virá sobre nós “tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não [nos]deixará tentar acima do que [podemos], antes com a tentação dará também o escape, para que a [possamos] suportar.” 1 Coríntios 10:13.
Sendo assim, você conseguirá sobrepujar as tentações se perseverar.
5 – Ocupe a mente
Enquanto estiver fazendo outras coisas, você não terá tempo para pensar no objeto da sua tentação. Ocupe o seu tempo, e quando estiver livre, dedique-o a atividades familiares ou esportivas, ou aos bons amigos.
6 – Mantenha-se na zona de proteção
Depois de algum tempo você pode pensar que já está forte o bastante. É bom não arriscar. O sábio não é aquele que demonstra sua coragem andando na beira do precipício, mas aquele que mantém a devida distância dele.
7 – Não desista
Se por algum motivo você tiver uma recaída, não se dê por vencido. Reerga-se e prossiga. Lembre-se “haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” Lucas 15:7.
Por fim, gostaria de lembrar-lhe de que o Senhor quer o bem de cada um de nós, e providenciou um meio para nos manter livres da corrupção do mundo: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.”
1 João 5:3. “Porém alegrem-se todos os que confiam [no Senhor]; exultem eternamente, porquanto [Ele nos] defende; e [Nele] se gloriem os que amam o [Seu] nome.” Salmos 5:11.