Como salvar um casamento que caminha para o fracasso
Antes de condenar seu casamento ao fracasso, leia este artigo
Camila Gómez
Viver crises conjugais é algo normal, mesmo em relacionamentos estáveis. Por um lado, as mudanças que vivemos a nível psicológico e físico às vezes nos perturbam; por outro, há circunstâncias externas que às vezes atingem a relação. Problemas sempre existirão, já que a vida é feita de desafios, mas as crises surgem quando não encontramos meios de enfrentar tais problemas e nos rendemos, gerando uma paralização e condenando o casamento ao fracasso.
Mas se você pensa que está tudo perdido e só falta assinar o divórcio, peço-lhe para considerar os seguintes pontos:
Mudar a atitude
Voltar a comprometer-se com os ideais que tinham quando eram recém-casados não é um assunto fácil, tampouco impossível. Pensar que as coisas podem ser diferentes começa a criar o ambiente para que sejam. Ser mais amável ao responder e ter pequenos gestos que façam a diferença na rotina do casal sempre ajuda a pensar se realmente se está condenado ao fracasso.
Fazer sacrifícios
Sempre é necessário sacrificar algumas coisas par ter sucesso em outras, e o casamento se baseia em dar e receber. Quando você se propõe realmente a dar amor incondicional e momentos felizes ao seu cônjuge, a “paisagem” muda de preto e branco para colorida, já que decidiram começar a cuidar do amor que sempre professaram um pelo outro.
Comunicar-se melhor
Comece a comunicar seus sentimentos de forma respeitosa. É normal que, ao atravessar uma crise, as pessoas fiquem na defensiva, pois temem ser ainda mais feridas. Mas começar a comunicar o que sente é o ponto de partida para poder conversar, de coração para coração, com seu cônjuge. Falem sem tabus ou “cara amarrada”, que façam o outro pensar que não há nada mais a fazer, pois não importa o que se faça, estão fadados ao fracasso matrimonial.
Escutar e olhar
Quase sempre, as pessoas não conseguem chegar a acordos porque estão pensando mais no que vão dizer, que em escutar atentamente o que o outro quer dizer. E quando falo de “escutar”, também faço referência à linguagem corporal, pois às vezes indica exatamente o contrário do que dizemos com os lábios e nos delata.
Confiar
A confiança é o que todo casal precisa para que sua relação seja saudável. Não faça coisas que deem motivos para desconfianças. Seja sempre o melhor amigo de quem ama, não tema expressar o que sente, o que espera e o que gostaria que vivessem juntos.
Busquem ajuda
Busquem ajuda para solucionar os problemas quando não forem capazes de enfrentar sozinhos. Quando as situações parecem insuperáveis, mas ainda existem o desejo e o compromisso, é bom procurar alguém que possa ajudá-los a canalizar as emoções para alcançar estabilidade entre o que esperam e o que sentem.
É importante ter claro na mente que salvar um casamento do fracasso não é algo que pode ser alcançado de maneira unilateral. Para reparar o dano e acalmar a dor, são necessárias duas pessoas dispostas a lutar para se darem uma nova oportunidade a cada dia.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Cómo salvar un matrimonio encaminhado al fracaso.