Como se apaixonar – de novo
Se você quer se sentir atraído por seu cônjuge e se apaixonar de novo, precisa encontrar uma maneira de reforçar a sua ligação íntima e emocional com ele.
Aaron & April Jacob
_Este artigo foi publicado originalmente em www.nurturingmarriage.org. Foi reproduzido aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.
Então você quer se apaixonar novamente (por seu cônjuge, claro)? Bravo! As coisas estão meio sem graça atualmente, não é? Você não é o único. Se você está casado já há alguns anos, há uma boa chance de que esses sentimentos de borboletas no estômago vão ficando distantes no passado quanto mais você e seu cônjuge se acostumam um ao outro. Você pode estar dizendo para si mesmo: “Mas, já somos casados. Podemos realmente nos apaixonar mais uma vez como antes?” Claro que podem!
A intervenção científica fará você “se apaixonar” por seu cônjuge de novo. Voilá! Confie em nós. Esta experiência é algo que você tem que pelo menos tentar.
Leia: 10 elogios que seu marido precisa ouvir
Recentemente, tropecei em um artigo (e amei), que testou a eficácia desse estudo feito por Arthur Aron. É tudo realmente muito fascinante quando você o aplica à vida conjugal.
Então, aqui estão os requisitos para a minha versão do “estudo experimental.”
-
Vá para um lugar romântico.
-
Sente-se em frente ao seu marido ou esposa.
-
Perguntem um ao outro esta série de perguntas (36 questões).
-
Olhem fixamente nos olhos um do outro por quatro minutos.
Advertisement
Muito simples? Sim, mas, tudo com o objetivo de uma ligação mais estreita e uma profunda sensação de intimidade e apego ao seu cônjuge. Meio sonhador demais, não é? Basta pensar nisso. Você vai sair com seu cônjuge para jantar, e vocês irão agir como agiam antes de ele roncar alto, ela modificar as coisas da sua mesa, e de sempre aparecer outra conta para pagar.
Vocês irão sentar-se um em frente ao outro e timidamente, abertamente e tranquilamente conversar durante o jantar, a sobremesa e além. Não conversem sobre o gosto da comida ou o que você precisa fazer no quintal amanhã, ou algo que o seu vizinho lhe disse. Em vez disso, vocês devem ter uma profunda, significativa e real conversa novamente. Chocante, eu sei. Nada dessa coisa de sentar de frente para o outro e ter uma conversinha simples como os casais em restaurantes fazem hoje em dia.
Vocês vão fazer um ao outro as 36 perguntas ao longo de uma hora e meia (ou mais) e ter uma conversa de qualidade. Será renovador… E incrível.
E será íntimo.
Por quê? Porque vocês estarão se conectando em um nível mais profundo, mais emocional novamente. E sabe o que mais? Isso é atraente. Superatraente! Essa conexão vai atrair vocês um para o outro daquela maneira há muito esquecida. A chama será reavivada. Apenas confiem em mim.
Depois disso vocês devem olhar nos olhos um do outro por quatro minutos em linha reta. Sim, olhar por quatro minutos em linha reta. Vocês podem se sentir meio bobos, mas façam. Liguem um cronômetro. É proibido falar. Tentem sentar-se em algum lugar romântico onde possam olhar profundamente para a alma um do outro, quero dizer, nos olhos, e apenas deixem-se sentir. Você pode sentir a atração natural crescendo? Fascinante, não é? É romântico, muito (talvez mais romântico depois de superar o constrangimento ou o riso).
Leia: 6 ingredientes essenciais para um casamento longo e feliz
Se vocês se perceberem de mãos dadas a caminho de casa, o pequeno experimento foi um sucesso! No entanto, ele realmente tem pouco a ver com a conexão física e tudo a ver com a conexão mental e emocional. (Mas esses são normalmente precursores da verdadeira conexão física profunda e significativa).
Agora, a ciência não tem todas as respostas, e não há muito mais para o amor do que este experimento, mas uma coisa é certa – ligações íntimas e emocionais profundas nos atraem para as pessoas. Então, se você quer ser atraído para o seu cônjuge e se apaixonar novamente, encontre uma maneira de reforçar a sua ligação íntima e emocional com ele. E quando você reacender essa conexão com o seu cônjuge – a mesma conexão que os mantinha acordados até tarde da noite conversando no telefone e morrendo de vontade de se verem outra vez e cumprimentarem-se com abraços e beijos – então você pode ter a confiança de que seu casamento será bom e seu amor vai guiá-los através de todos os altos e baixos que inevitavelmente virão.