Como se manter ativa durante a gravidez
Com as dificuldades da gravidez como dores nas costas, enjoos, etc., muitas mulheres tendem a ficar em casa e sedentária, o que pode causar sérios problemas e complicações no parto.
Lilia Santos Oliveira
A gravidez é um momento incrível de grandes transformações na vida de uma mulher. Cada gestação subseqüente interfere de forma diferente no humor e na disposição da gestante, porém o melhor a fazer é ir a luta continuar seus projetos e trabalhos.
Com responsabilidade, é possível manter se ativa. Além do mais é bom lembrar que quando o bebê chegar, você ficará bastante limitada em suas atividades por um tempo, mas o sedentarismo pode tornar até um parto natural mais difícil.
Aparência e saúde da mamãe e do bebê
Então é bom não descuidar da aparência. Valendo-se da grande produção de hormônios que a torna mais feminina você já ficará bem bonita, use maquiagens leves e roupas confortáveis, cuide para que as unhas e cabelos estejam sempre bem cuidados.
Cuidar da saúde é muito importante também, tomando bastante água e comendo alimentos saudáveis que ajudarão a não ter deficiências nutricionais, mantendo-se no peso ideal e fazendo exercícios regulares autorizados por profissionais. Neste caso, geralmente, a caminhada leve é a mais recomendada.
Quando a grávida necessita de cuidados especiais
Sempre que me descobri grávida, decidi que viveria o melhor desse momento de minha vida mesmo que alguns desconfortos fossem inevitáveis. Estando com minhas consultas em dia, viajei e visitei parentes, trabalhei até que fui acometida por uma Tromboflebite,_que consiste na formação de coágulos e inflamação nas veias superficiais dos membros inferiores.
Com fortes dores precisei de cuidados especiais e muito repouso, tendo que ficar na cama os dois últimos meses de gestação da minha primeira gravidez.
Aproveitando o tempo de repouso
Aprendi a fazer ponto-russo e confeccionei uma linda almofada para o quartinho do meu bebê, pintei florzinhas de gesso para a parede e fiz lembrancinhas para a 1° visita.
Assim preenchi meu tempo, mantendo-me proativa e atuante.
Enjôos e dores que me acompanharam durante a gestação foram amenizados pois vivi intensamente a expectativa de receber uma criança em nosso seio familiar.
Dicas para manter-se ativa na gravidez
-
Se estiver trabalhando e isso for possível, mantenha-se no emprego até os últimos meses. Isso lhe dará mais tempo.
Advertisement -
Aprenda a fazer artesanatos, pinturas, esculturas etc.
-
Vá a galerias de arte, cinemas e lançamentos de livros.
-
Matricule-se em um curso de sua área de interesse.
-
Vá as compras. Não há nada mais prazeroso para a mamãe que comprar o enxoval do bebê.
-
Mantenha um diário de acontecimentos. Registre seus sentimentos, expectativas e atividades a cada dia.
Advertisement -
Confeccione cartões de visita artesanal para os amigos.
-
Se puder, vá à praia em horários menos movimentados e contemple o nascer ou pôr do sol.
-
Conheça outras mães e compartilhe experiências.
-
Crie um blog da família. Poste e atualize as fases de sua gestação bem como os melhores acontecimentos. Compartilhe o link com os melhores amigos e familiares.
Manter-se ativa durante a gravidez é saudável para você e para seu bebê. Isso contribuirá para que tenha um parto conveniente e ele será forte.
Além disso você poderá criar sua própria lista de atividades personalizadas com uma configuração totalmente diferente. O importante é sempre estar de bem com a vida e cuidar da saúde.