Como se preparar mentalmente para o parto
Preparando-se mentalmente para a hora do parto.
Carla Pinheiro Alves
Um dos grandes medos de toda gestante é com a hora do parto. Desde quando a mulher descobre a gravidez até as últimas semanas, ele é motivo de grande preocupação… Também não é por menos, existem muitos tabus e histórias que envolvem muito sofrimento e dor durante o parto. Mas acredito que a mulher deve focar toda sua força no serzinho que está dentro dela, e que o parto deve ser mágico, um caminho para que eles realmente e finalmente se encontrem, se vejam, se sintam.
É verdade que o parto não é um evento simples, mas com os cuidados e com profissionais competentes seu parto pode ser o que deve ser: o nascimento do seu filho. E ele deve ser aguardado com felicidade e festa.
Antes do parto, decida em qual hospital irá realizar o mesmo: se em hospital público ou particular. Verifique a questão do plano de saúde, se irá optar por um, observe a carência para realizar o parto.
Escolhendo o médico
Se for possível a escolha do médico que irá realizar o parto, será melhor, pois você estará ao lado de alguém que confia e lhe transmite segurança, assim o seu parto com certeza vai fluir mais leve, com mais confiança e tranquilidade mental para a mamãe. Converse com o médico sobre a possibilidade de uma viagem próxima ao dia do nascimento do bebê, para que você não tenha uma surpresa e acabe fazendo o seu parto com um plantonista que você nunca viu na vida, não que os plantonistas sejam ruins, mas para a sua tranquilidade o ideal mesmo é que tudo ocorra como planejado, sim, com o seu médico.
Faça algum exercício físico
Para controlar a ansiedade e você ficar mais tranquila durante o parto faça alguma atividade física de baixo impacto, como Yoga, lembrando de sempre consultar um médico antes de qualquer atividade física.
Ajuda do cônjuge
Converse com o marido e com a família sobre seu parto, convide-os para assistirem, se possível. Atualmente em muitos hospitais existe o serviço de acompanhamento de parto por vídeo, os familiares ficam em uma sala com uma TV e assistem o parto e fazem a festa. Você ficará mais tranquila por estar ao lado do seu amor e de seus familiares.
Informações
Informe-se sobre os partos, leia livros, veja vídeos, faça um curso de gestante, vai enriquecer seus conhecimentos e vai deixá-la mais tranquila para o parto e para ser mãe.
Ajuda extra
Se for o caso e se sentir a necessidade, contrate uma doula, ela é experiente e ajudará lhe dando apoio psicológico durante todo o parto, é uma ótima dica.
Depois dessas dicas, você ficará mais calma e tranquila, é só se preparar e verdadeiramente aproveitar o nascimento do seu bebê.