Como se preparar para a aposentadoria
Saúde sempre. Cultive um hobby. Faça um planejamento financeiro. Realize seus sonhos. Pratique um exercício. Exerça a cidadania. Frequente um clube. Estude. Viaje bastante.
Márcia Diniz
O que primeiro me vem à mente quando falo sobre aposentadoria é: Saudável.
Saúde em primeiro lugar
Porque de nada servem os planos, se você não se preocupou com a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida durante todos estes anos.
Pratique exercícios
Não se desespere se você não tinha pensado nisso, nunca é tarde para introduzir novos hábitos e estabelecer uma atividade física regular.
Aposentadoria não significa ficar o dia todo assistindo televisão, sem horário para nada. É sim, um momento para refletir e buscar atividades satisfatórias que antes, em função do trabalho ou outra razão, não eram possíveis.
Realize seus sonhos
Nunca é tarde demais ou se é velho demais para planejar e realizar seus sonhos. Só depende de você!
O financeiro
No ponto de vista financeiro, me lembro muito bem que a minha ficha só caiu quando o meu filho nasceu. Puxa! Preciso pensar no nosso futuro. E em seguida abri uma Previdência Privada para nós dois, que vamos começar a desfrutar juntos daqui alguns anos. Ou seja, reserve um dinheiro para o amanhã, quanto mais cedo começar é melhor. Dedique uns 10% da sua renda para a sua aposentadoria. Não podemos confiar, nem imaginar que com o plano de aposentadoria do INSS poderemos manter o nosso padrão de vida.
O profissional
Profissionalmente, quando é possível, é interessante pensar em alguma atividade que sempre gostou e que traga felicidade e satisfação. Com esses ingredientes é muito mais fácil se manter ativo. O que considero muito importante. Vários estudos comprovam como é importante manter o cérebro ocupado e ativo positivamente.
Se existe a disponibilidade financeira, é um bom momento para exercer a cidadania fazendo algum trabalho humanitário dentro de sua área de conhecimento ou vontade.
Volte a estudar
Voltar a estudar? Por que não? Veja algum curso interessante, pode ser um idioma ou curso a distância. Algumas faculdades oferecem cursos especiais para pessoas acima de 60 anos. Hoje em dia, ofertas não faltam nesta área, é somente procurar aquela que melhor se encaixe às suas necessidades.
Busque um hobby
Quem sempre cultivou um hobby, qualquer que seja, poderá nesse momento dar mais atenção e torná-lo uma parte importante da sua vida. É como voltar a ser criança e brincar! Fazer algo divertido, que as horas passem sem você perceber. Para aqueles que nunca pensaram em um hobby, agora é a hora. Busque suas áreas de interesse em esporte, trabalhos manuais, leitura, filmes, jardinagem, jogos de cartas, boliche, selos (tão em desuso hoje em dia). Mas outro dia mesmo vi minha coleção de selos herdada do meu avô, um pouco abandonada, mostrei ao meu filho e lhe comentei: “esta coleção será sua um dia, precisamos cuidar dela juntos a partir de agora” e ele ficou muito entusiasmado com a ideia. Existe uma infinidade de atividades, basta identificar uma que tenha o seu perfil e ir em frente.
Programe suas viagens
Poucas pessoas não gostam de viajar, não é mesmo? É sempre gostoso conhecer novas culturas, novas línguas, costumes e a comida típica. Pense em todos os lugares que gostaria de conhecer, estude cada um e faça um calendário de viagens. Programe-se; assim é possível encontrar ótimas ofertas com antecedência.
Mantenha-se em contato com pessoas diferentes
Se você é sócio de um clube, é um ótimo lugar para encontrar os amigos e companheiros de atividades. Manter o relacionamento pessoal é muito importante, não se isolar, acompanhando e participando de reuniões, eventos, palestras interessantes e encontros com os amigos.
O importante é não parar, seguir em frente! Agora, com a vantagem de ter mais tempo para se dedicar ao que realmente importa! Seja feliz e faça os outros felizes, viva a vida plenamente e não passe somente por ela, deixe um legado! É mais uma etapa da nossa vida!